Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Mulheres encarceradas em clínica no Crato são resgatadas e levadas a centro de reabilitação

Diretor de clínica que mantinha 33 mulheres em celas foi preso por maus-tratos e abuso sexual. Elas foram encaminhadas a um Centro Integral de Reabilitação, onde serão acompanhas por profissionais especializados até que as famílias sejam localizadas

13 de agosto de 2021
Mulheres encarceradas em clínica no Crato são resgatadas e levadas a centro de reabilitação

Prefeitura do Crato entrará em contato com os municípios de origem das mulheres, para que elas retornem para as famílias (Foto: Reprodução)

PUBLICIDADE

As mulheres que viviam presas em celas em uma clínica no Crato foram resgatadas, na noite desta quinta-feira (13), e levadas a um Centro Integral de Reabilitação no município do interior do Ceará. Ao longo da quinta-feira, após a prisão do diretor do local, parentes foram buscar parte das vítimas que estavam na unidade, mas algumas internas, principalmente as de municípios vizinhos, ainda permaneciam no local.

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso Whatsapp.

Duas vans foram usadas para transportar as internas a um centro de reabilitação onde terão o acompanhamento de profissionais especializados. Durante a saída da clínica de repouso, uma idosa precisou de atendimento médico em uma ambulância, devido à saúde debilitada.

A medida é provisória, pois nesta sexta-feira (13) a Prefeitura do Crato entrará em contato com as cidades de origem das mulheres, para elas retornarem para as famílias.

As condições sub-humanas em que 33 mulheres viviam na clínica de repouso foram descobertas após a Polícia Civil ir ao local para prender o diretor, Fábio Luna dos Santos, de 35 anos, por abuso sexual contra duas internas. As investigações contra ele tiveram início após uma das vítimas entregar um bilhete para a irmã pedindo socorro (veja o bilhete abaixo).

Fábio Luna dos Santos, 35 anos, é investigado por crimes de abuso sexual, maus-tratos, apropriação de benefícios e cárcere privado (Foto: Reprodução)

Após constatar a situação em que as vítimas eram mantidas, o diretor também foi autuado em flagrante por cárcere privado e maus-tratos, além de ser suspeito de desviar o dinheiro das internas. Ele está detido na Delegacia de Defesa da Mulher. A defesa de Santos não foi localizada.

O resgate das vítimas na noite desta quinta foi feito por equipes do Centro de Referência da Mulher, com apoio da Polícia Militar e dos profissionais do Departamento Municipal de Trânsito e de Transportes (Demutran).

Na clínica, a Polícia Civil constatou que todas as mulheres estavam aprisionadas em celas sem condições sanitárias (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Portão sempre fechado
A clínica de repouso, de acordo com a Polícia Civil, funciona desde 2015 e abrigava internas com problemas psiquiátricos, que tinham entre 30 e 90 anos de idade.

Conforme o morador José Ailton de Oliveira Pires, que reside em frente a clínica, o local estava sempre com o portão fechado e a descoberta da polícia foi motivo de surpresa para todos da região.

“Todo o tempo era o portão fechado, ninguém nunca viu o portão aberto em momento nenhum. A gente ficou bastante surpreso com o acontecimento, porque na vista da gente e a gente sem ver”, afirma.

Bilhete com pedido de socorro
Uma interna da clínica onde 33 mulheres eram mantidas aprisionadas em celas, em Crato, no Sul do Ceará, denunciou a situação no local por meio de um bilhete. A vítima entregou a uma de suas irmãs uma mensagem, há cerca de duas semanas, em que pedia socorro e dizia estar sendo violentada.

A titular da DDM na cidade, Camila Brito, responsável pela investigação, disse que uma das mulheres pediu ao diretor da clínica para falar com a irmã e entregou o bilhete, secretamente. Familiares da vítima mostraram o bilhete à delegada e, a partir dele, as investigações começaram.

Familiares entregaram bilhete de vítima de cárcere e violência sexual à delegada na cidade de Crato e investigação começou (Foto: Reprodução)

“”Diga à *** [irmã da vítima] que estou sofrendo abuso sexual. Manda ela vir me tirar. Manda ela fingir que não tenho nada. Para mim poder sair. Sou eu e minha amiga que ‘está ‘ sofrendo. Urgente. Me tire daqui. Manda ela pegar o dinheiro. Depois eu pago a ela, vem logo por favor “, escreveu a mulher mantida em cárcere e violentada em clínica.

“De imediato, nós orientamos que essas irmãs retirassem a vítima dessa casa, porque são familiares, então têm todo o direito de tirar a irmã de lá”, afirmou a delegada. Após a saída da mulher da clínica, ela prestou depoimento, o qual foi importante para que a Polícia Civil pedisse a prisão preventiva de Fábio Luna.

Segundo a delegada, a vítima não sofreu conjunções carnais, mas atos libidinosos, que também são configurados como crimes sexuais, quando não são permitidos pela vítima. Com o depoimento em mãos, a Polícia Civil pediu a prisão preventiva do diretor da clínica, decisão confirmada pela Justiça e com cumprimento realizado na manhã desta quinta. Ao chegar na instituição, Camila Brito afirma que a estrutura do local deixou a equipe policial “consternada”.

“O local não tinha nenhuma condição física de estar com aquelas 33 mulheres ali. Eram quartinhos parecidos com celas, minúsculos, cubículos. E elas ficavam trancadas de cadeado. O local era fétido, tinha mau-cheiro, não tinha ventilação, havia restos de comida dentro de baldes espalhados, cinco cachorros de médio porte, porcos. Realmente, uma situação lamentável que deixou toda a equipe consternada”, disse.

Segundo a delegada, com relação aos crimes de cárcere privado e maus-tratos, o suspeito disse que “o local era apropriado para elas porque elas tinham problemas psicológicos e tinham que ficar presas”.

Fonte: G1 CE

Revista Cariri Recomenda

URCA firma cooperação com TJCE e Sedih para ampliar cultura de paz no Cariri
Regionais

URCA firma cooperação com TJCE e Sedih para ampliar cultura de paz no Cariri

8 de dezembro de 2025
☔ Alerta de chuvas intensas no Ceará é ampliado para 108 cidades, segundo Inmet
Cariri

Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

5 de dezembro de 2025
Hospital Polo Regional do Centro-Sul inicia obras em Iguatu com investimento superior a R$ 312 milhões
Regionais

Hospital Polo Regional do Centro-Sul inicia obras em Iguatu com investimento superior a R$ 312 milhões

4 de dezembro de 2025
Elmano de Freitas autoriza início das obras do Hospital Regional do Maciço de Baturité
Regionais

Elmano de Freitas autoriza início das obras do Hospital Regional do Maciço de Baturité

29 de novembro de 2025
Próximos
Bolsonarista ferrenho, Roberto Jefferson é preso pela PF

Bolsonarista ferrenho, Roberto Jefferson é preso pela PF

Câncer de pulmão: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento

Câncer de pulmão: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento

Diretor de clínica suspeito de manter 33 mulheres em situação de cárcere privado é preso no Crato

Alvará de clínica onde 33 mulheres eram mantidas presas em celas em Crato é suspenso

Mais Lidas

  • Dívidas no programa Desenrola podem ser negociadas nos Correios

    Governo confirma salário mínimo para 2026; saiba valor

  • Adolescente de 13 anos é sequestrada, agredida e abusada sexualmente em Juazeiro do Norte

  • Samu 360 moderniza atendimentos de urgência no Ceará e reduz tempo de resposta em quase 12%

  • Redução de penas que beneficia Bolsonaro e condenados pelo 8 de janeiro é aprovada na Câmara

  • Enel Ceará não atende critérios para prorrogação antecipada, aponta voto de relator da Aneel

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat