“Grande parte dos maiores pensadores da história da humanidade tinha conhecimento em áreas diversas. Eles eram antes de tudo, filósofos no sentido do conhecimento completo.”
Dr. Alan Rizério, filósofo, psicólogo e Sociólogo da USP
A incoerência reina na compreensão curricular.
Vejamos:
• Vivemos uma condição universal globalizada e as disciplinas que contribuem na construção do pensamento e raciocínio crítico, importantes na leitura de mundo e na resolução de problemas matemáticos bem como nos entendimentos ético e epistemológico, são retiradas do currículo escolar (reduzida drasticamente).
• Como esse aluno se tornará um cidadão crítico?
• Como aprender matemática?
• Como entender valores epistemológico, ético e político sociais?
Realmente é um faz de conta.
A retirada das disciplinas sociologia e filosofia do currículo, nos remete a uma compreensão que foi propositadamente para limitar a possibilidade do aluno pensar, criticar.
Digo retiradas, porque apenas uma aula semanal de disciplinas formativas é uma podação é limitar a troca pedagógica entre áreas de conhecimento que enriquece a prática docente.
Na verdade, sociologia e filosofia não são argumentos de utilidade científica , mas são básicas articuladoras, na tentativa de criar espaço e dispositivos para o desenvolvimento humano.
É preciso uma revisão meticulosa por todos nos sociedade, iniciada pelos Educadores, pois a reforma do ensino médio, iniciada no governo Temer é um caminho para perdermos a visão da ciência.
Se o jovem não pensa, não se socializa, não adquiri base para criticar e ajudar na construção da sociedade, em regra geral irá procurar ocupar sua mente ( inquieta pela idade) com outras atividades.
Diminuir a importância da filosofia e da sociologia é ignorar arrogantemente a importância do Desenvolvimento do ser Humano.
Como se constrói uma leitura de mundo sem Filosofia e sociologia?
A sociologia é uma Ciência voltada ao estudo das relações que se firmam entre o homem e o meio em que ele vive, incluindo a comunidade.
A sociologia é umas das ciências que estuda o comportamento e as relações humanas. Ironicamente ela saiu do cenário e ficamos calados.
Nós estamos fazendo essa prática? Ou seja orientado a formação humana, ao lado da família? Somos família.
A sociologia observa as ações dos seres humanos. O mundo é competitivo e nele o ser humano, precisa saber ser, saber agir, saber conviver.
O resultado está às claras. (aí começam a postar cards, outdoors e mensagens piegas pra solucionar, pra resgatar valores.
Valor se resgata com valor dispensado à EDUCAÇÃO.
Mas querem economizar na gestão pública, subtraindo o que a Educação precisa, juntamente com a saúde e o social.
É de se esperar o que?
Lançam falas culpando a FAMÍLIA.
Quem é a família senão a sociedade formada por todos nós?
O que estamos exigindo da família nós estamos fazendo com nossa ou em nossa família?
Não existe uma parede separando.
POLÍTICAS INTEGRADORAS é o que precisa.
Uma Rede de Ensino integrada remete SEGURANÇA e gera resultado na aprendizagem.
Por Maria Loureto. Professora e ex-secretária de educação de Juazeiro do Norte
*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri