Em bate-papo semanal com a população pelas redes sociais, o governador Camilo Santana anunciou, nesta terça-feira (13), que encaminhará para votação na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) projeto de lei que permite ao Governo do Ceará subsidiar 50% do salário mínimo para empresas que contratarem novos trabalhadores. O subsídio será concedido durante seis meses e beneficiará empresas de comércio e serviços, setores que foram muito afetados pela pandemia da Covid-19.
“Serão 20 mil novos empregos gerados no Ceará, onde o Governo do Estado vai bancar 50% do salário desses trabalhadores. Uma forma de estimular renda, emprego e oportunidades para os nossos irmãos cearenses. Essa tem sido uma das minhas grandes preocupações, além da pandemia e da vacinação. A vacinação é prioridade, porque são vidas salvas, mas outra é gerar emprego e oportunidades”, garantiu Camilo Santana.
De acordo com o governador, a lei estabelece critérios para a política de subsídio, que será desenvolvida através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). “Tem que ser novos empregos, porque a gente quer gerar novos empregos. Também tem um teto de número de pessoas, vai ter toda uma regulamentação”, complementou.
Mais empregos e oportunidades
Camilo Santana destacou, ainda, outras ações executadas para o desenvolvimento econômico do Ceará. “Há um esforço muito grande nessa retomada da economia. Outra notícia boa e importante é que, comparando 2020 com 2021, no balanço do período, nós tivemos saldo positivo de abertura de novas empresas no Ceará. Para vocês terem uma ideia, nós crescemos 51% em número de empresas abertas se comparado com o ano passado”, disse.
Em relação ao esforço para atrair investimentos, o governador lembrou que na semana passada foram assinados memorandos com duas empresas para instalação de plantas de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. Os projetos vão potencializar o desenvolvimento do Hub de Hidrogênio Verde do Ceará.
“A estratégia que estamos apostando no Ceará para o futuro é o Hub de Hidrogênio Verde, que é uma nova fonte de combustível renovável e limpo, para a gente exportar para outros continentes. Aqui nós temos o privilégio de ter a nossa localização, ter vento e energia solar. O futuro será o hidrogênio verde e o Ceará sai na frente”, ressaltou.
Questionado sobre os concursos públicos, o gestor informou que o Estado já abriu quase 10 mil vagas com os concursos da Polícia Militar, Polícia Civil, Perícia Forense do Estado (Pefoce), Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) e Funsaúde. Novos concursos serão anunciados em breve, confirmou o governador.