Mais de 1,1 milhão de benefícios do Auxílio Emergencial 2021 foram cancelados ou bloqueados apenas em junho deste ano, segundo balanço do Ministério da Cidadania.
O ministério informou ainda que, do total, mais de 660 mil bloqueios ocorreram devido a indícios de irregularidades apontados pela Controladoria-Geral da União (CGU).
Já a reavaliação mensal, realizada pela Caixa Econômica Federal e pela Dataprev, cancelou cerca de 497 mil benefícios.
Pagamentos do auxílio emergencial
O Governo Federal afirmou ainda que, até agora, cerca de 39,3 milhões de famílias foram contempladas pelo Auxílio Emergencial em 2021. Antes, a previsão do governo era atender 45,6 milhões de pessoas.
O ciclo de pagamentos da terceira parcela do benefício foi concluído no dia 30 de junho. Nesta semana, o governo anunciou que fará o pagamento de mais três parcelas mensais a partir de agosto, os detalhes ainda não foram apresentados.
Veja em quais situações o auxílio pode ser cancelado
• Quem foi contratado com carteira assinada após a liberação do auxílio;
• Cidadãos que recebem o seguro-desemprego, benefícios previdenciários ou repasses assistenciais do governo;
• Morte do beneficiário;
• Recebimento de pensão;
• Prisão do beneficiário;
• Militares ou requerentes de classe média.
Tive meu Auxílio Emergencial cancelado, posso contestar o resultado?
Sim. A análise dos beneficiários é feita pelo governo federal, em uma parceria com o Ministério da Cidadania e a Dataprev
Caso você tenha o auxílio emergencial cancelado, pode recorrer a decisão pelo site e aplicativo da Caixa ou pelo telefone 121.
Como contestar meu Auxílio Emergencial negado?
Faça a consulta do auxílio emergencial 2021 no site da Dataprev e verifique a situação. Para acessar o sistema, é preciso informar CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento.
Caso o resultado seja “inelegível”, e o cidadão entender que a situação descrita na mensagem do governo federal está errada ou já se alterou, deve fazer a contestação.
Sendo assim, é preciso clicar em “Contestar” e, depois, confirmar o pedido. A Dataprev realizará um novo processamento das contestações a partir de dados mais atualizados em suas bases.
Fonte: Diário do Nordeste