A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália, segundo confirmou o Ministério da Justiça do Brasil. A prisão ocorreu após agentes italianos localizarem a parlamentar em um apartamento na capital do país europeu.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Zambelli era considerada foragida da Justiça brasileira, após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
🔍 Deputado italiano ajudou na localização
A prisão ganhou repercussão internacional após o deputado italiano Angelo Bonelli revelar, em sua conta na rede social X (antigo Twitter), que forneceu o endereço de Zambelli à polícia local: “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu Bonelli.
🧳 Fuga e extradição
Desde que a decisão do STF foi proferida, Zambelli deixou o Brasil em maio, passando primeiro pelos Estados Unidos antes de seguir para a Itália, onde possui cidadania italiana.
Ela estava na lista de foragidos da Interpol, e o governo brasileiro já havia formalizado o pedido de extradição junto às autoridades italianas.
Até o momento, não há data definida para sua repatriação ao Brasil.
⚖️ Relembre o caso
A deputada foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão por envolvimento no ataque hacker ao sistema do CNJ, ocorrido em janeiro de 2023, com o auxílio do hacker Walter Delgatti, que também está preso.
Além da pena de prisão, o STF determinou a perda de mandato de Zambelli, decisão que ainda será analisada pela Câmara dos Deputados.
Por Bruno Rakowsky









