Recentemente, o influenciador digital Lucas Lira teve o seu canal no YouTube hackeado. Ele perdeu total acesso de sua conta e teve alterados o nome e a foto de perfil. Além disso, foram postados vídeos aleatórios na página.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Mas essa não é a única maneira de perder o controle sobre seu canal. Você também pode ser suspenso por violar as normas de conduta da plataforma. Veja um passo-a-passo para recuperar a conta em cada caso:
Como recuperar uma conta suspensa no YouTube
Uma conta do YouTube é suspensa por três motivos:
1. Se seu conteúdo viola de maneira recorrente as diretrizes da comunidade ou os termos de serviço;
2. Se há uma única ocorrência de abuso grave, como comportamento predatório, spam ou pornografia;
3. Se a conta ou o canal é dedicado ao discurso de ódio, assédio ou falsificação de identidade, entre outros.
Caso você acredite que tenha ocorrido um engano, é possível preencher um formulário solicitando uma verificação.
Forneça o maior número de informações possível. Dessa forma, sua solicitação será processada com mais facilidade.
Contudo, se sua conta foi suspensa devido a um ataque hacker, e isso for comprovado, o YouTube “remove eventuais penalidades que a conta tenha recebido em decorrência das ações do invasor como parte do processo de recuperação da conta e do canal. Nesses casos, portanto, o criador não precisa contestar o aviso e/ou alerta recebido”, explica Abner Almeida, gerente de operações do YouTube.
Como recuperar uma conta hackeada no YouTube
Existem várias formas para recuperar uma conta hackeada. No entanto, “esses processos dependem dos tipos de proteção e verificação selecionadas pelo usuário — como verificação em duas etapas, pergunta ou até mesmo um outro e-mail de recuperação”, explica o gerente de operações.
O YouTube recomenda seguir as etapas da página de recuperação de conta. O passo a passo abaixo é apenas um exemplo da maneira como pode ser feita.
• Acesse a página de recuperação de conta e insira o e-mail cadastrado. Toque em “Próxima”;
• Clique em “Tentar de outro jeito”. Caso não seja possível realizar da maneira indicada, clique novamente em “Tentar de outro jeito”;
• Faça o que foi solicitado. Você pode confirmar a solicitação pelo app do YouTube ou pelo e-mail, dependendo do método escolhido;
• Crie uma nova senha. Lembre-se: use letras minúsculas e maiúsculas, caracteres especiais e números; e não repita senhas de outros sites ou apps;
• Clique em “Salvar senha”;
• Verifique as ações recomendadas em Verificação de Segurança.
Contudo, se não for possível verificar a sua identidade nos métodos automatizados, como os descritos acima, você deve entrar em contato com o Suporte do YouTube através dos canais oficiais.
Neste caso, o tempo de recuperação irá depender também da interação do usuário com os contatos por e-mail do time de suporte. “Recomendamos, que os usuários fiquem sempre atentos durante o processo, respondendo com celeridade e precisão às solicitações enviadas pelo nosso time”, conta Abner.
Verificação de Segurança
Se você ainda consegue fazer login na sua conta, o Google disponibiliza algumas etapas para te ajudar a protegê-la melhor. Basta acessar a página de Verificação de Segurança e seguir as ações recomendadas.
Nesta área, você pode remover acessos aos seus dados, configurar métodos de login e recuperação de conta, ativar o modo Navegação Segura (que envia alertas sobre malware, extensões perigosas e phishing), verificar dispositivos conectados e atividades de segurança recentes.
Fonte: Tilt/UOL