O estado do Ceará receberá em breve um novo data center de grande porte. Trata-se do “Mega Lobster”, empreendimento da empresa V.tal, que será construído em Fortaleza. A estrutura faz parte da ampliação da rede digital no estado, envolvendo também cabos submarinos e redes de fibra óptica. O evento de lançamento da obra aconteceu nesta quinta-feira (17) e contou com a participação do governador Elmano de Freitas.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
“Esse é um empreendimento muito importante para o povo cearense e também para o Brasil. Sabemos que os data centers e a tecnologia são decisivos para qualquer região que quer se desenvolver. No Ceará, governantes anteriores também reconheceram essa importância. Reafirmo meu compromisso em manter o diálogo para fazer esse setor avançar ainda mais no estado. Tenho certeza que o Mega Lobster será crucial para a economia cearense”, disse o governador Elmano de Freitas.
A construção do data center deverá gerar cerca de 500 empregos diretos e indiretos. Quando estiver em operação, a estrutura criará 60 vagas técnicas, ampliando a oferta de empregos qualificados no estado.
Pedro Henrique Fragoso, CEO da V.tal, destacou que o Mega Lobster funcionará totalmente com energia renovável. “Estamos muito felizes em lançar mais um data center em Fortaleza, nosso segundo na cidade. Sem dúvida, Fortaleza se consolidou como um grande polo de conectividade, e temos muito orgulho de liderar esse segmento no Nordeste”, afirmou.
Conectividade global
A V.tal já opera quatro cabos submarinos no Ceará e está implementando outros, conectando o estado ao mundo. Além disso, a empresa possui 15 mil quilômetros de fibra óptica em território cearense, reforçando sua presença com o “Big Lobster”, data center inaugurado em 2023.