Com a aproximação do final do ano, o setor de comércio se prepara para o aumento na demanda e, consequentemente, para a geração de novas oportunidades de emprego. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), mais de 60% das vagas formais criadas no comércio ocorrem entre setembro e dezembro, com destaque para o mês de novembro.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Em 2022, novembro concentrou 40% das novas contratações no comércio. Em 2023, esse número foi de 24%, e a tendência é que o cenário se repita em 2024. O período é especialmente marcado pela contratação de mão de obra temporária, impulsionada pelas vendas de Natal, que aquecem a economia e movimentam o setor.
Segundo os dados do Novo Caged, o comércio foi o segundo maior gerador de empregos no Ceará em 2022 e 2023, ficando atrás apenas do setor de serviços. As contratações temporárias desempenham um papel fundamental nesse crescimento, especialmente no último trimestre do ano.
Uma boa notícia para quem ingressa como temporário é a possibilidade de efetivação. Segundo o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), entre 20% e 25% dos trabalhadores contratados temporariamente conseguem ser efetivados após o fim do ano.
Vagas abertas no IDT
Atualmente, o IDT oferece mais de 500 vagas em diversas funções, como consultor de vendas, vendedor interno, estoquista, repositor e operador de caixa. As oportunidades estão distribuídas por cidades como Fortaleza, Sobral, Crateús e Juazeiro do Norte.
Para participar das seleções, os interessados devem procurar a unidade do IDT/SINE mais próxima, levando CPF, RG, comprovante de endereço e currículo atualizado.
Por Nicolas Uchoa