O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou nesta quarta-feira (30) o início do processo de blindagem das viaturas utilizadas pelas forças de segurança do estado. A medida abrange tanto a Polícia Militar (PMCE) quanto a Polícia Civil (PCCE), incluindo unidades especializadas e o policiamento ostensivo.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A decisão foi divulgada por Elmano em vídeo nas redes sociais, como parte das ações do programa Ceará Contra o Crime. Segundo o governador, o objetivo é fortalecer a proteção dos profissionais de segurança pública no enfrentamento direto ao crime organizado.
“Tomamos essa decisão de aderir a atas de licitações realizadas em outros estados para iniciarmos a aquisição de viaturas blindadas. Nosso objetivo é que toda a frota esteja blindada, proporcionando mais segurança no enfrentamento ao crime organizado. É uma medida importante de fortalecimento das forças de segurança”, declarou Elmano de Freitas.
🔹 Reconhecimento e valorização
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, classificou a decisão como histórica e uma demonstração de valorização dos policiais que atuam nas ruas.
“A sua decisão é histórica e com muita sensibilidade de proteger aquele que jurou arriscar sua vida para proteger alguém. Ela demonstra um reconhecimento da sua gestão, da importância de proteger estes profissionais que, enquanto todos dormem, estão indo enfrentar a criminalidade”, disse o secretário.
O delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez, também celebrou a iniciativa, ressaltando o impacto direto na atuação dos agentes: “Isso nos trará mais segurança e proteção para que a gente combata o crime organizado, busque capturar homicidas, trazendo mais segurança e proteção aos nossos policiais.”
🔹 Treinamento para nova realidade
O comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio, destacou que a mudança exigirá adaptação e novos treinamentos por parte da tropa, que está habituada a veículos não blindados.
“Este anúncio vai nos obrigar, e uma obrigação boa, a alterar o nosso treinamento. Nós que treinamos em viatura sem blindagem qualquer, teremos que passar por esse treinamento e em pouco tempo faremos isso, para nos adaptar a essa nova realidade que é: protegendo aquele que protege.”
🔹 Reforço na frota
Desde 2023, o Governo do Ceará já entregou 937 novas viaturas às forças de segurança. O planejamento é alcançar a marca de 1.515 veículos entregues até o final de 2026.
Por Bruno Rakowsky










