A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou nesta quinta-feira (6), o balanço da “Operação Carnaval 2025”, realizada de forma integrada pelas Forças de Segurança do Ceará. De acordo com dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), houve redução expressiva nos índices de crimes violentos contra o patrimônio (CVP), furtos e crimes sexuais, além de aumento na apreensão de armas de fogo e prisões em flagrante.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Os números apontam que o período registrou a maior queda histórica nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) desde o início da série em 2009, com redução de 35,42% em relação ao Carnaval de 2024. O levantamento também revelou diminuição de 43,53% nos furtos, um dos principais crimes praticados em grandes eventos.
A operação contou com mais de 8.780 agentes da Polícia Militar (PMCE), Polícia Civil (PCCE), Corpo de Bombeiros (CBMCE) e Perícia Forense (Pefoce), além das Coordenadorias de Inteligência (Coin), Planejamento Operacional (Copol) e Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Crimes patrimoniais apresentam maior queda histórica
Os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), que incluem roubos em geral (exceto latrocínio), caíram 35,42% em comparação com o Carnaval de 2024. Foram 237 ocorrências este ano, contra 367 no ano passado.
Os furtos também apresentaram queda significativa de 43,53%, com 502 casos registrados, ante 889 no ano anterior.
Roubos e furtos de celulares também diminuem
O levantamento apontou ainda uma redução de 31,88% nos roubos de celulares, com 141 registros em 2025, contra 207 em 2024.
Já os furtos de celulares tiveram uma queda ainda mais expressiva, de 44,52%, passando de 465 ocorrências no Carnaval do ano passado para 258 este ano.
Queda nos crimes sexuais e proteção às mulheres
A prevenção e combate aos crimes sexuais também tiveram destaque na operação. O número de vítimas desse tipo de crime caiu 32%, passando de 25 casos em 2024 para 17 em 2025.
Além do reforço policial, cidades como São Benedito e Aracati, grandes polos carnavalescos do estado, contaram com as Tendas Lilás, espaços de acolhimento para mulheres vítimas de violência. A iniciativa da Secretaria das Mulheres (SEM) em parceria com a SSPDS garantiu atendimento psicossocial e policial imediato, além da distribuição de materiais informativos.
Crimes letais mantêm menor índice desde 2012
Os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que incluem homicídio doloso, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e latrocínio, mantiveram o mesmo patamar de 2024, com 33 registros. O número representa o menor índice desde 2012.
Apreensão de armas e prisões aumentam
A presença ostensiva das forças de segurança também refletiu no aumento de apreensões de armas e prisões em flagrante. Durante a “Operação Carnaval 2025”, foram apreendidas 87 armas de fogo, um aumento de 31,82% em relação ao ano anterior, que teve 66 apreensões.
Já os autos de prisão e apreensão em flagrante cresceram 19,46%, com 356 registros este ano, contra 298 em 2024. Esse foi o melhor resultado desde 2018.
Atuação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil
O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) desempenhou um papel essencial no feriadão, com atuação em 110 localidades do estado, resultando em 17.459 atendimentos.
Nenhuma morte por afogamento foi registrada nas áreas cobertas pelos bombeiros. 23 pessoas foram resgatadas, sendo 10 em Fortaleza, cinco no interior, cinco no Litoral Leste e três no Litoral Oeste. Além disso, foram distribuídas pulseiras de identificação para crianças, o que ajudou na localização de 13 menores que se perderam de seus responsáveis.
A Defesa Civil do Ceará também teve atuação destacada, realizando 633 ações em todo o estado devido ao período chuvoso. Entre elas, 565 foram de ajuda humanitária, além de ações preventivas e apoio logístico ao Programa Ceará Sem Fome.










