Um homem de 42 anos, apontado como o destinatário de 300 kg de maconha, foi preso pela Polícia Civil do Ceará (PCCE) no município de Barbalha, na última sexta-feira (4). A prisão ocorreu quase nove meses após a apreensão da droga, encontrada no casco de um barco rebocado pela BR-116, em Penaforte, no dia 13 de julho de 2024.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Antonio Gilmar Tenório da Silva, de 42 anos, foi detido por força de um mandado de prisão preventiva. Ele foi localizado em uma residência no Sítio Barro Vermelho, na zona rural de Barbalha, onde também foi cumprido um mandado de busca e apreensão.

Drogas escondidas no casco de um barco
A investigação teve início a partir de uma abordagem policial em Penaforte. Na ocasião, um carro que rebocava uma embarcação foi parado por agentes. Um cão farejador da Polícia Civil sinalizou a presença de substância entorpecente. A droga, de fato, estava escondida dentro do casco do barco.
Naquele dia, o motorista do veículo — natural de Santo Amaro da Imperatriz, em Santa Catarina — foi preso em flagrante. O caso passou a ser investigado com apoio de equipes especializadas.
Documentos e objetos foram apreendidos
Durante o cumprimento do mandado em Barbalha, foram apreendidos diversos materiais que podem estar relacionados ao crime. Entre eles estavam:
Dois aparelhos celulares
Um caderno com anotações
Documentos diversos
Um automóvel
“Após a apreensão de mais 300 quilos de maconha que estavam ocultos no casco de um barco no município de Penaforte, no interior sul do Ceará, em julho de 2024, a Polícia Civil continuou com o trabalho investigativo e identificou um homem que iria receber todo o material ilícito. Com as informações levantadas, foi representado ao Poder Judiciário pela prisão do suspeito e pela busca e apreensão de objetos que possam ter ligação com o crime”, de acordo com a SSPDS.

Ficha criminal extensa
Antonio Gilmar possui uma longa trajetória de envolvimento com a criminalidade. Segundo a Polícia, ele já havia sido autuado por:
Estelionato
Uso de documento falso
Associação criminosa
Tentativa de homicídio
Ameaça
Posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito
Tráfico ilícito de drogas
Associação para o tráfico
Crimes de lavagem ou ocultação de bens
O caso segue sob investigação, e a Polícia não descarta novas prisões ligadas ao esquema.