Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

PrEP e PEP: como funcionam os medicamentos que previnem o HIV

Medicamentos fazem parte de mecanismo de prevenção combinada ao HIV, um deles para evitar a contaminação e o outro para fazer um tratamento antes do vírus se multiplicar no organismo

20 de fevereiro de 2021
PrEP e PEP: como funcionam os medicamentos que previnem o HIV

PrEP é oferecida na rede de saúde pública de todo o Brasil (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde de Brasília/Geovana Albuquerque)

PUBLICIDADE

Existem diversas formas de prevenção para infecções sexualmente transmissíveis (IST), como o uso de preservativos e a testagem regular. Especificamente para prevenir o HIV – que pode provocar a Aids, quando diagnosticado tardiamente e na falta de cuidados –, novas tecnologias medicamentosas conhecidas como PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) se tornaram fortes aliadas da saúde pública.

A Profilaxia Pós-exposição (PEP) consiste no uso de medicações antirretrovirais pelo período de 28 após uma situação de exposição de risco ao vírus. O medicamento impede que o vírus se estabeleça no organismo, diminuindo o risco da infecção pelo HIV e funciona em quaisquer motivos: relações sexuais desprotegidas ou quando o preservativo sai ou se rompe, situações de violência sexual, acidentes com material biológico. A PEP deve ser iniciada até, no máximo, 72 horas depois da situação de risco, mas, de preferência, nas duas primeiras horas. No site do Governo Federal, é possível consultar onde encontrar a PEP em todo o país.

Já a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é uma das tecnologias mais recentes na estratégia da prevenção combinada, com a qual, tomando uma pílula diária antes de haver exposições a situações de risco, o indivíduo se protege do HIV. Tomado regularmente, o medicamento impede que o vírus causador da Aids infecte o organismo. Geralmente, é indicada para pessoas que tem maior chance de entrar em contato com o HIV. Também é possível fazer a busca pela PrEP no site do Governo Federal.

Os dois medicamentos são oferecidos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em todo o Brasil. De acordo com o coordenador de Assistência da Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Robinson Fernandes de Camargo, se a PEP for iniciada até 72 horas e tomada regularmente pelos 28 dias, ela tem alta taxa de eficácia e não oferece riscos à saúde.

“Não há efeitos colaterais significativos ao utilizar a PEP. Ela é uma tecnologia de prevenção de urgência. É preciso iniciar o mais rápido possível, de preferências nas primeiras duas horas. Já para iniciar a PrEP é importante conversar com o profissional de saúde sobre os riscos que você está exposto. É preciso tentar entender quais são as melhores maneiras se prevenir, como cada um se sente mais confortável. A eficácia dessas duas profilaxias está ligada diretamente à adesão ao tratamento”, explica Camargo.

Especificamente sobre a PrEP, o médico afirma o maior risco de saúde relacionado ao medicamente está em não tomá-lo corretamente, todos os dias. Segundo ele, estudos feitos em outros países não apontam um aumento de outras ISTs, em pessoas que utilizam a medicação.

Sobre efeitos colaterais, o médico comenta que são raros e que o acompanhamento feito pelo serviço de saúde é suficiente para detectar e resolver. “Há raros casos em que o uso da PrEP provoca problemas renais e diminuição da densidade óssea. Quem usa PrEP pelo SUS realiza exames para monitorar a situação. Os usuários que apresentam algum efeito colateral da PrEP, após interromper o uso o corpo se recupera e não deixa sequelas nos rins ou nos ossos. Apesar disso, também é muito raro as pessoas deixarem de utilizar a PrEP por conta de efeitos colaterais, como apontam os dados do Ministério da Saúde”, diz o médico.

Além da PrEP e da PEP, existem outras formas de prevenção ao HIV e outras IST, como a camisinha externa [para usar no pênis] e a interna [para a vagina], a testagem frequente, pelo menos a cada seis meses para as infecções, possibilitando o início precoce dos tratamentos, quando necessário.

PEP é fornecida em diversas unidades de saúde de todo o país (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde de Brasília/Geovana Albuquerque)

Fortaleza (CE)
É possível ter acesso a PrEP em 5 unidades de saúde na capital. Na Policlínica Dr. Lusmar Veras Rodrigues, Policlínica Dr. Luiz Carlos Fontenele e Policlínica Dr. José Eloy da Costa Filho. O paciente é atendido por um médico infectologista que prescreve exames, dentre eles de HIV e a função hepática, para poder iniciar o tratamento. Acompanhamento periódico será feito.

A PrEP também é oferecida no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), mas somente para parceiros soronegativos de pacientes com HIV atendidos na unidade. Para recebimento da medicação, o parceiro precisa realizar o teste de HIV a cada três meses no próprio hospital.

Por meio do Projeto Combina, feito em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), o Hospital São José (HSJ) concede a PrEP sob demanda. Durante a pandemia, conforme orientação do Ministério da Saúde, o HSJ passou a acompanhar a cada quatro meses os pacientes que usam a PrEP. Antes, a assistência era prestada trimestralmente.

Já a PEP é fornecida em Fortaleza em 4 unidades de saúde. A principal é o Hospital São José (HSJ), que atende todos os casos. Quando o paciente tiver sido vítima de violência sexual, ele também poderá procurar a PEP no Hospital Gonzaguinha de Messejana, Hospital Gonzaguinha da Barra do Ceará e Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Fonte: iG

Revista Cariri Recomenda

Cérebro humano passa por cinco grandes fases ao longo da vida, aponta estudo
Saúde

Cérebro humano passa por cinco grandes fases ao longo da vida, aponta estudo

14 de dezembro de 2025
Ceará antecipa vacinação contra a influenza para crianças; veja data
Saúde

Opas alerta para temporada de gripe mais precoce e com maior impacto em 2026

14 de dezembro de 2025
Ceará realiza maior mutirão do SUS da história com mais de 3 mil procedimentos em todo o estado
Saúde

Ceará realiza maior mutirão do SUS da história com mais de 3 mil procedimentos em todo o estado

13 de dezembro de 2025
Brasil registra primeiro tratamento CAR-T totalmente produzido no país, com resultados robustos contra cânceres avançados
Saúde

Brasil registra primeiro tratamento CAR-T totalmente produzido no país, com resultados robustos contra cânceres avançados

12 de dezembro de 2025
Próximos
Rússia identifica primeiros casos da cepa H5N8 de gripe aviária em seres humanos

Rússia identifica primeiros casos da cepa H5N8 de gripe aviária em seres humanos

Moderna confirma que vacina contra Covid-19 tem 94% de eficácia e pede autorização nos EUA

Ceará e mais 15 estados tentarão comprar vacina contra a Covid-19 direto com os laboratórios

2020 tem o mês de novembro mais chuvoso da série histórica em 48 anos no Ceará

Choveu em 18 municípios cearenses em 24 horas

Mais Lidas

  • Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

    Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

  • Mais de 2 mil hectares são embargados por desmatamento ilegal na Chapada do Araripe

  • Opas alerta para temporada de gripe mais precoce e com maior impacto em 2026

  • Moraes autoriza exame de ultrassom em Bolsonaro dentro da prisão

  • Presa na Itália, Carla Zambelli renuncia ao mandato na Câmara após condenações no STF

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat