O Ceará contabilizou nesta quarta-feira (28) 307 casos de varíola dos macacos em 29 municípios do Estado. Os dados constam no “Painel de Monitoramento dos casos de Monkeypox”, na plataforma IntegraSUS.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Conforme Secretaria da Saúde (Sesa), Fortaleza lidera no número de casos, com 234 pessoas diagnosticadas com a doença. Em seguida, aparecem as cidades de Maracanaú e Itaitinga, na Região Metropolitana, com 11 e 7 casos, respectivamente.
No balanço, também estão contabilizados um morador da Bahia e um do Piauí que foram diagnosticados no Ceará com varíola dos macacos. O Estado tem ainda 1.230 casos notificados, 638 descartados e 207 suspeitos.
Perfil dos diagnosticados com monkeypox
A maioria dos casos de varíola dos macacos foi registrado em homens na faixa etária de 20 a 39 anos, com 194 diagnosticados.
Entre as mulheres, a ocorrência da doença é menor, com 41 casos em todo o Estado. A faixa etária de 20 a 29 anos foi a que teve a maior quantidade de mulheres diagnosticadas.
Entre crianças de 0 a 9 anos os casos de varíola dos macacos chegaram a oito, sendo 5 meninas e três meninos com diagnóstico confirmado da doença. Entre eles, está um garoto de 2 anos, o primeiro caso confirmado na cidade de Horizonte.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Horizonte, o paciente foi notificado na Unidade Básica de Saúde do Planalto da Galiléia. O menino apresentou um caso leve da doença, encontra-se fora do período de transmissão e segue em monitoramento, assim como seus familiares.
Os 5 principais sintomas relatados pelos pacientes são:
• erupção cutânea: 232 pacientes
• febre: 186 pacientes
• lesão genital/perianal: 131 pacientes
• cefaleia: 119 pacientes
• adenomegalia: 117 pacientes
Fonte: g1 CE