O Ceará atingiu a marca de 5.041 mortes pelo novo coronavírus exatamente após os três primeiros casos registrados da doença no dia 15 de março. O estado registrou também 79.853 casos da Covid-19, de acordo com boletim divulgado às 18h22 desta segunda-feira (15). Esta é a mais recente atualização da plataforma IntegraSUS, gerenciada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
Na Capital, o número de casos confirmados chega a 30.948, com 2.940 pessoas que já perderam a vida em decorrência da enfermidade. Fortaleza detém a maior incidência dos casos no Ceará.
Os municípios que apresentam maiores números de diagnósticos do vírus, depois de Fortaleza, são Sobral (4.027), Caucaia (3.012) e Maracanaú (2.767).
Recuperados
A Sesa também informou que 58.432 pacientes conseguiram se recuperar do agente infeccioso. Ainda são investigados 54.303 possíveis casos. Já foram aplicados 185.011 testes para identificar ou descartar a infecção pelo novo coronavírus. A taxa de letalidade é de 6,3% no Ceará.
A plataforma também aponta que 74,02% dos leitos de UTI e 55,24% de enfermaria estão ocupados no estado.
Vacina é 90% segura
A vacina contra o novo coronavírus que virá para o Brasil e será produzida em parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac Biotech se mostrou segura em suas primeiras aplicações feitas na China. A empresa chinesa divulgou comunicado em que afirma que mais de 90% das pessoas que receberam a injeção não tiveram efeitos colaterais em um intervalo de 14 dias.
Retomada
O plano de retomada da economia não avançou no Ceará nesta semana. Em transmissão ao vivo feita no início da noite deste sábado (13), o governador Camilo Santana decidiu manter Fortaleza na fase 1, o que já era esperado, e também o restante do Interior na fase de transição do plano. Os municípios da Região Norte devem seguir com critérios mais rígidos, especialmente, em Acaraú, Camocim, Sobral e Itarema – as quais permanecem com recomendação de lockdown.
Fonte: Diário do Nordeste