Muitas vezes as doenças podem ser “silenciosas”, sem quaisquer sintomas visíveis, por isso, pode ser fácil esquecer-se de tomar seus remédios. Talvez você até considere correto fazer uma interrupção em sua medicação — quando estiver de férias, por exemplo.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso Whatsapp.
Não se iluda. Só porque você continua a sentir-se fisicamente bem quando pula uma dose ou interrompe sua medicação, não significa que não esteja colocando sua saúde em risco. Na verdade, interromper seus medicamentos de repente pode ser absolutamente perigoso.
Uma das razões mais comuns para os remédios deixarem de funcionar é os pacientes deixarem de tomá-los conforme foi prescrito (o que é chamado de não-aderência). Outra razão é misturar remédios. Você precisa usá-los conforme foram prescritos. Aqui estão algumas sugestões para ajudá-lo a fazer exatamente isso.
Dicas para não esquecer de tomar os remédios
Mantenha uma rotina
Coloque seus comprimidos próximos a algum objeto que você usa todo dia, como sua escova de dentes ou seus óculos. A melhor forma de tomar muitos dos remédios de dose única é com a refeição matinal, e assim você pode mantê-las na cozinha, próximo a suas coisas de café da manhã.
Medicamentos que devem ser tomados logo antes de dormir podem ser colocados na mesinha-de-cabeceira, para que você não vá dormir sem vê-los. (Certifique-se, entretanto, de que todos eles estejam fora do alcance de crianças e animais domésticos.)
Programe um alarme
Essa é a maneira mais fácil e prática de lembrar de tomar seus remédios. Ajuste um despertador, um relógio de pulso com alarme ou, até mesmo, seu celular para lembrá-lo da hora de sua medicação.
Arranje um resmungão
Peça a alguém próximo a você para lembrá-lo de tomar seus remédios — pelo menos até que o hábito se torne parte de sua rotina diária. Se você vive sozinho, um amigo ou parente pode lhe telefonar em horários pré-combinados.
Use uma caixa de comprimidos
Se você usa mais de um tipo de medicamento, compre na farmácia uma caixa plástica para comprimidos, que costuma ser barata. Tais recipientes jeitosos vêm com compartimentos para cada dia da semana. Abasteça-os com seus medicamentos, e você conseguirá controlar os comprimidos que toma e quando.
Vá para a luz
Não pegue os remédios à noite em um quarto escuro. Sempre acenda a luz, para ter certeza de que não está tomando o comprimido errado.
Procure entrar (e se manter) no programa
Tome sua medicação nas doses corretas e no momento certo do dia. Seu médico (e a bula) lhe dirá qual deve ser a dose e o horário. Tomar um medicamento muito cedo pode liberar uma quantidade muito grande da substância em seu organismo e agravar os efeitos colaterais.
Tomá-lo muito tarde pode trazer complicações como a elevação da pressão arterial. Se o indicado é que você tome sua medicação duas vezes ou mais ao dia, faça-o na frequência que o médico ou a bula recomendarem.
Não mude
Nunca mude sua dose — nem para mais, nem para menos — sem antes conversar com o médico. Se por alguma razão esquecer de tomar sua medicação, telefone para o médico para saber o que fazer. Não tente corrigir o erro dobrando a dose na próxima vez em que você tiver de tomá-la.
Não deixe de tomar nota sobre qualquer efeito colateral
Compartilhe essa informação com seu médico em sua próxima consulta — ou mais cedo, se os efeitos colaterais forem particularmente preocupantes.
Não saia de casa sem ele
Se precisar viajar de avião, certifique-se de condicionar sua medicação na bagagem de mão e na embalagem original. Dessa forma, se sua bagagem for perdida ou o voo atrasar, seus remédios e suas instruções estarão com você.
Fonte: Seleções