As cidades de Acopiara e Mombaça foram incluídas na lista de municípios em situação de emergência por conta das fortes chuvas e enxurradas. A atualização foi divulgada nesta quarta-feira (9) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A lista nacional inclui 21 cidades afetadas, distribuídas entre os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Chuvas intensas e média pluviométrica elevada
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme):
• Em Acopiara, choveu cerca de 374 mm de janeiro a março;
• Em Mombaça, a média no mesmo período foi de 348 mm.
A intensidade das chuvas tem provocado enchentes, danos à infraestrutura e isolamento de comunidades.
Municípios podem solicitar apoio federal
Com o reconhecimento da situação de emergência, as prefeituras de Acopiara e Mombaça passam a ter acesso facilitado a recursos da União, destinados a ações de defesa civil, como:
Compra de cestas básicas;
Distribuição de água potável;
Refeições para trabalhadores e voluntários;
Kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório.
Os pedidos devem ser feitos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise técnica, os valores são definidos e publicados em portaria no Diário Oficial da União (DOU).
Acopiara teve barragem rompida em março
No dia 18 de março, uma barragem no distrito de São Paulinho, em Acopiara, rompeu após fortes chuvas, provocando alagamentos e interditando um trecho da CE-371, rodovia que liga Acopiara a Saboeiro.
Já em abril, uma idosa de 86 anos foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros após ficar isolada por conta das cheias. A mulher sofreu uma queda e, devido às lesões e à dificuldade de acesso na área alagada, não conseguia se locomover. O resgate foi feito com sucesso.
Por Nicolas Uchoa