🌧️ As cidades de Acopiara e Mombaça foram incluídas na lista de municípios em situação de emergência por conta das fortes chuvas e enxurradas. A atualização foi divulgada nesta quarta-feira (9) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
📍 A lista nacional inclui 21 cidades afetadas, distribuídas entre os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Chuvas intensas e média pluviométrica elevada
📊 Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme):
• Em Acopiara, choveu cerca de 374 mm de janeiro a março;
• Em Mombaça, a média no mesmo período foi de 348 mm.
💧 A intensidade das chuvas tem provocado enchentes, danos à infraestrutura e isolamento de comunidades.
Municípios podem solicitar apoio federal
🏛️ Com o reconhecimento da situação de emergência, as prefeituras de Acopiara e Mombaça passam a ter acesso facilitado a recursos da União, destinados a ações de defesa civil, como:
🛒 Compra de cestas básicas;
🚰 Distribuição de água potável;
🍽️ Refeições para trabalhadores e voluntários;
🧼 Kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório.
📥 Os pedidos devem ser feitos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise técnica, os valores são definidos e publicados em portaria no Diário Oficial da União (DOU).
Acopiara teve barragem rompida em março
🚨 No dia 18 de março, uma barragem no distrito de São Paulinho, em Acopiara, rompeu após fortes chuvas, provocando alagamentos e interditando um trecho da CE-371, rodovia que liga Acopiara a Saboeiro.
👵 Já em abril, uma idosa de 86 anos foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros após ficar isolada por conta das cheias. A mulher sofreu uma queda e, devido às lesões e à dificuldade de acesso na área alagada, não conseguia se locomover. O resgate foi feito com sucesso.
Por Nicolas Uchoa