O Hospital Universitário do Cariri (HUCA), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), tem previsão de início de obras para o fim do primeiro semestre de 2024. A informação foi confirmada pelo presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, em entrevista à rádio O Povo CBN Cariri, nesta sexta-feira (20).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
“Devemos celebrar a contratação da empresa responsável pelo projeto arquitetônico no início da próxima semana. O processo de doação do terreno para a universidade já foi concluído, e, neste sábado, firmaremos o contrato de gestão, o que nos dá condições legais de iniciar os preparativos para a construção. A empresa terá de quatro a seis meses para entregar os projetos, e, enquanto isso, daremos início ao processo de licitação”, afirmou Chioro.
A Ebserh será responsável pela administração da nova unidade hospitalar. O custo anual de manutenção do hospital está estimado em R$ 285 milhões, enquanto o custo total de operação da construção é de R$ 260 milhões, incluindo a aquisição e instalação de equipamentos médicos. O hospital será erguido em um terreno de 67 mil metros quadrados, doado pelo Governo do Estado no campus de Juazeiro do Norte.
Estrutura
O HUCA contará com 160 leitos comuns, 40 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), além de salas cirúrgicas e ambulatórios clínicos. A unidade desempenhará um papel crucial na formação de estudantes dos cursos de saúde da UFCA e beneficiará cerca de 1 milhão de pessoas da região do Cariri. A estrutura do hospital será voltada para casos de alta complexidade em diversas áreas, oferecendo também um ambiente para o desenvolvimento de novas pesquisas médicas.
“O hospital será fundamental para o Sistema Único de Saúde (SUS) da região, com destaque em áreas como cardiologia, neurologia, oncologia — incluindo radioterapia e quimioterapia —, além de incorporar tecnologias de saúde digital e robótica”, destacou Chioro.
Expansão acadêmica
Com a inauguração do HUCA, a UFCA também deverá expandir sua oferta de cursos na área da saúde, incluindo novos programas de residência multiprofissional e cursos de pós-graduação stricto sensu, como mestrado e doutorado.
A assinatura do contrato de gestão pela Ebserh ocorrerá neste sábado (21), em solenidade no campus de Juazeiro do Norte da UFCA, às 10h. O evento contará com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, do governador do Ceará, Elmano de Freitas, do presidente da Ebserh, Arthur Chioro, e do reitor da UFCA, Silvério de Paiva.
Por Bruno Rakowsky