O Ceará registrou as primeiras sangrias de reservatórios em 2025 devido às intensas chuvas de pré-estação. Nesta quarta-feira (15), o Açude Patos, localizado em Sobral, foi o primeiro a transbordar, seguido pelo Açude Forquilha, no município de mesmo nome, na madrugada de quinta-feira (16).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O Açude Patos, situado na Bacia do Litoral, atingiu sua capacidade máxima de 7,55 milhões de metros cúbicos pelo terceiro ano consecutivo. Desta vez, o fenômeno ocorreu durante a pré-estação chuvosa, cerca de dois meses antes do início oficial das chuvas. Na quarta-feira, Sobral registrou um acumulado de 140 mm de precipitações, que elevaram o volume do açude em 45% em apenas dois dias.
Já o Açude Forquilha, com capacidade de 50,1 milhões de metros cúbicos, também transbordou pelo terceiro ano consecutivo. Localizado na região do Acaraú, o reservatório desempenha papel crucial no abastecimento da sede do município, além de comunidades rurais e indústrias. As chuvas em Forquilha acumularam 203 mm na quinta-feira, garantindo o aumento do nível do reservatório e sua sangria.
Situação hídrica no Ceará
Atualmente, os 157 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) armazenam 8 bilhões de metros cúbicos, correspondendo a 43,2% da capacidade total. Com o início da estação chuvosa previsto para as próximas semanas, entre fevereiro e maio, a expectativa é de que os níveis hídricos sejam ainda mais elevados, contribuindo para a segurança hídrica do estado.
Por Bruno Rakowsky