Na madrugada desta terça-feira (21), um açude desativado transbordou devido às intensas chuvas, provocando alagamentos e danos materiais no bairro Rubens Arrais Maia, em Missão Velha.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
De acordo com moradores, a água invadiu residências na rua Isaías Arruda por volta das 2h30. “A gente acordou e, quando meu pai colocou os pés no chão, a água já estava subindo”, relatou Nagemberg Silva, tosador e morador da área afetada.
As fortes precipitações, que totalizaram 118 milímetros entre segunda (20) e terça-feira, foram registradas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Vídeos gravados pela família de Nagemberg mostram a força da água misturada com lama, que invadiu casas e causou prejuízos significativos. A família perdeu um armário, alimentos e teve móveis danificados.
Medidas emergenciais
Em nota oficial, a Prefeitura de Missão Velha informou que enviou máquinas para drenar a água acumulada no açude desativado e redirecionar o fluxo, prevenindo novos alagamentos. Equipes municipais também foram mobilizadas para prestar assistência às famílias atingidas.
“Com o aumento do volume das chuvas, a lagoa formada pelo açude desativado não suportou o excesso de água, o que resultou em alagamentos em algumas residências”, explicou a prefeitura.
Problema recorrente
Moradores denunciam que o transbordamento do açude é um problema recorrente na região. “Toda vez que esse açude sangra, a água invade. Quando não é pela frente das casas, é por trás”, afirmou Nagemberg. Em episódios anteriores, o transbordamento chegou a derrubar muros de algumas propriedades.
Por Heloísa Mendelshon










