Juazeiro do Norte deu início na última quarta-feira (29) à Romaria de Finados, uma das maiores celebrações religiosas do país, que deve reunir até este sábado (2) cerca de 350 mil devotos de Padre Cícero. A expectativa é que a ocupação hoteleira na região do Cariri chegue a 90%, de acordo com o monitoramento da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
“Estamos acompanhando de perto o impacto do turismo religioso na região. A Setur tem intensificado ações para promover o turismo no Cariri e apoiar a demanda crescente, especialmente durante eventos como este, que impulsionam a economia local”, destacou Yrwana Albuquerque, secretária de Turismo do Ceará.
Um levantamento realizado pela Setur mostrou alta ocupação nos hotéis e pousadas, que recebem romeiros vindos de todo o Brasil para prestar homenagens ao Padre Cícero.
Além da rede hoteleira, moradores locais também aproveitam a procura elevada para oferecer estadias alternativas, como o aluguel de quartos e casas. Segundo Júnior Feitosa, coordenador do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Cariri, o evento beneficia setores como comércio, alimentação e transporte. “A Romaria de Finados é crucial para a economia local. Ela envolve toda a cadeia produtiva e gera renda para Juazeiro do Norte e todo o Cariri”, acrescentou Feitosa.
Com o tema “Servo de Deus Padre Cícero Romão: o missionário do Sertão”, o evento deste ano busca exaltar o legado do religioso, inspirado pelo trecho bíblico “Durante a vida realizou prodígios e, mesmo na morte, suas obras foram maravilhosas” (Eclo 48,15).
Reconhecido nacionalmente, Juazeiro do Norte figura como o sexto destino mais procurado do Brasil para o feriado de 2 de novembro, segundo uma pesquisa da plataforma de turismo Decolar, que se baseou nas buscas por passagens aéreas no site e aplicativo.