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Senado restringe propaganda de bets; veja o que pode e o que não pode

Proposta segue para análise da Câmara e visa proteger públicos vulneráveis de campanhas agressivas do setor de apostas

1 de junho de 2025
Governo enfrenta desafios para monitorar empresas de bets e combater fraudes

Aposta online e jogo de azar custam R$ 38,8 bi ao país, mostra estudo (Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)

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O Senado aprovou na semana passada um projeto de lei que impõe uma série de restrições à publicidade de apostas esportivas de quota fixa, as chamadas bets. A proposta, de autoria do senador Styvenson Valentim (PSDB-RN), visa proteger crianças, adolescentes e demais públicos vulneráveis do impacto das campanhas publicitárias ligadas ao setor.

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Aprovado na última quarta-feira (28) na Comissão de Esporte, o projeto foi relatado por Carlos Portinho (PL-RJ). Como a Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) ainda não foi instalada, a proposta foi enviada diretamente ao plenário com pedido de urgência. O texto ainda precisa ser analisado e aprovado pela Câmara dos Deputados.

🚫 Proibições principais da proposta
O projeto estabelece vedações expressas a diferentes práticas de marketing adotadas pelas operadoras de apostas, com destaque para:

Proibição de uso da imagem ou participação de:

• Atletas e ex-atletas (exceto os aposentados há mais de 5 anos),
• Artistas, comunicadores e influenciadores,
• Autoridades e membros de comissões técnicas,
• Figuras públicas, inclusive como figurantes.

Proibição de campanhas que:

• Ensinem ou incentivem diretamente ou de forma subliminar a prática de apostas,
• Utilizem personagens, mascotes ou recursos visuais voltados ao público infantojuvenil,
• Mostrem apostas como forma de sucesso pessoal, solução financeira ou investimento.
• Restrições quanto ao envio de mensagens publicitárias, como notificações por aplicativos ou e-mails, sem consentimento expresso do destinatário.

📺 Limites para veiculação de propaganda
As peças publicitárias deverão ser veiculadas dentro de faixas horárias e meios específicos:

• Rádio: das 9h às 11h e das 17h às 19h30.
• TV aberta, por assinatura, streaming e redes sociais: entre 19h30 e 0h.

Fora desses horários, só será permitida publicidade:

• Em sites e aplicativos próprios das bets, com acesso voluntário do usuário maior de 18 anos,
• Durante transmissões esportivas ao vivo, no intervalo de até 15 minutos antes e depois do evento.

📣 Publicidade em estádios, uniformes e eventos

✅ Permitido:

• Patrocínio com exibição de marcas em uniformes, estádios e materiais esportivos, desde que não envolva atletas menores de 18 anos.
• Publicidade estática ou eletrônica nos locais dos eventos esportivos.
• Apoio a eventos culturais, jornalísticos ou esportivos, desde que a exposição da marca seja meramente identificadora, sem mensagens promocionais.

❌ Proibido:

• Inserção de cotações (odds) em tempo real durante transmissões esportivas.
• Venda de uniformes infantis com marcas de casas de apostas.
• Veiculação de conteúdo com viés sexista, misógino ou discriminatório, inclusive a objetificação de corpos ou estereótipos de gênero.

⚠️ Avisos obrigatórios nas campanhas
Todas as campanhas deverão conter mensagens claras de advertência sobre os riscos das apostas, com destaque para a frase: “Apostas causam dependência e prejuízos a você e à sua família”.

Esses alertas devem ser facilmente legíveis ou audíveis, com possibilidade de acréscimo de outras advertências conforme regulamentação.

💰 Permissões e incentivos
O projeto mantém a permissão para patrocínio esportivo por casas de apostas, incluindo uso de marca em materiais e uniformes (exceto infantis). Além disso, autoriza o uso de leis de incentivo fiscal para financiar eventos culturais e esportivos em todas as esferas administrativas.

Por fim, o projeto prevê a publicidade para usuários autenticados maiores de 18 anos em redes sociais, desde que respeitadas as diretrizes legais.

Por Pedro Villela, de Brasília

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