Apesar dos esforços intensos de pré-candidatos e lideranças locais para estimular novas filiações, Juazeiro do Norte não alcançou a meta de 200 mil eleitores aptos a votar nas eleições municipais deste ano. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o município conta com 199,2 mil eleitores, ficando a 777 pessoas do patamar necessário para possibilitar a realização de um segundo turno nas eleições.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Para que uma cidade brasileira tenha eleições decididas em dois turnos, é preciso que tenha pelo menos 200 mil eleitores. No Ceará, apenas Fortaleza e Caucaia conseguiram manter esse patamar, com o estado atingindo um total de 6,9 milhões de eleitores aptos.
Juazeiro do Norte registrou um aumento de mais de 16 mil eleitores entre 2022 e este ano. O TRE-CE realizou mutirões para atender ao aumento da demanda, oferecendo atendimento em horários estendidos, além de fins de semana e feriados, na tentativa de alcançar a meta de 200 mil eleitores.
Ao longo dos últimos meses, atualizações parciais indicavam uma aproximação da meta. Em certo momento, a cidade chegou a ficar a apenas 100 pessoas do objetivo. No entanto, o número de eleitores começou a diminuir devido à solicitação de transferências de títulos para outros municípios.
Os dados finais foram processados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após o fechamento do cadastro no dia 8 de maio, a data limite para qualquer atualização e regularização eleitoral por parte dos cidadãos que desejam participar do pleito deste ano.
Com a ausência de 777 eleitores para atingir a meta, Juazeiro do Norte não terá a possibilidade de um segundo turno nas eleições municipais, um cenário que pode impactar significativamente a dinâmica eleitoral e a estratégia dos candidatos na cidade.
Por Nicolas Uchoa