O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou na última terça-feira (3) a consulta dos locais de votação para eleitores que solicitaram a transferência temporária de seção eleitoral. A medida é especialmente importante para aqueles que, por diversas razões, precisaram alterar seu local de voto para as Eleições Municipais de 2024, que definirão prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil cidades do Brasil.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Os eleitores podem acessar as informações diretamente na página do TSE. Para isso, basta clicar no menu “Serviços Eleitorais” na barra superior do site e, em seguida, acessar a seção “Título e Local de Votação”. A pesquisa pode ser feita pelo nome, título de eleitor ou CPF, e o sistema fornecerá o número da inscrição eleitoral, a zona eleitoral e o endereço completo do local de votação.
Além do site, o aplicativo e-Título, que é a versão digital do título de eleitor, também facilita a consulta do local de votação, exibindo essa informação logo na tela inicial, abaixo do nome do eleitor. O aplicativo, que já conta com cerca de 46 milhões de usuários em todo o país, ainda oferece uma ferramenta de geolocalização para ajudar os eleitores a encontrarem seus locais de votação. O e-Título pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos.
O TSE permitiu a alteração temporária do local de votação em situações específicas, como no caso de eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, militares em serviço no dia da eleição, presos provisórios, adolescentes em unidades de internação e servidores da Justiça Eleitoral que precisem votar no local de trabalho. Os prazos para solicitar a transferência temporária encerraram-se em agosto.
Por Bruno Rakowsky