Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Após Anvisa suspender Coronavac, Bolsonaro diz que ‘ganhou’ de Doria

O imunizante contra a covid-19 é desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo

10 de novembro de 2020
Após Anvisa suspender Coronavac, Bolsonaro diz que ‘ganhou’ de Doria

Meu jogo é dentro das quatro linhas, mas se começar a chegar coisas fora das quatro linhas, vou ser obrigado a agir fora das quatro linhas

PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro usou a suspensão pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dos testes da vacina Coronavac para, mais uma vez, atacar o governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP). Hoje, o presidente citou sua rixa com o tucano por causa da vacina e escreveu no Facebook que “ganhou mais uma”.

O imunizante contra a Covid-19 é desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, e a Anvisa suspendeu ontem seus testes clínicos após um “evento adverso grave” registrado no dia 29 de outubro. A agência não disse qual foi o problema relatado, mas listou que entre possíveis “eventos graves” estão reações sérias, morte, anomalia e internações prolongadas.

Na manhã de hoje, Bolsonaro listou ações de seu governo no combate à Covid-19. Um usuário, então, perguntou se o Brasil poderia comprar e produzir a vacina. Em resposta, o presidente citou três dos efeitos listados hipoteticamente pela Anvisa e ainda recordou uma de suas desavenças com Doria, sobre a obrigatoriedade ou não dos imunizantes.

“Morte, invalidez, anomalia. Esta é a vacina que o Dória queria obrigar a todos os paulistanos tomá-la. O Presidente disse que a vacina jamais poderia ser obrigatória. Mais uma que Jair Bolsonaro ganha”
presidente Jair Bolsonaro, no Facebook

A suspensão dos testes é uma prática comum para esclarecimentos quando um efeito adverso grave é detectado. Outros testes de vacinas contra o coronavírus, como a desenvolvida em parceria entre a Universidade de Oxford e o laboratório sueco Astrozeneca, também já passaram por breves interrupções por eventos similares e foram retomados.

Na nota emitida na noite de ontem, a Anvisa citou todos os efeitos adversos graves previstos para a interrupção dos testes, mas não especificou qual foi verificado no caso em questão. Só uma investigação médica indicará se existe alguma relação com o imunizante.

O diretor do instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou tratar-se de um óbito sem qualquer relação com os testes do imunizante.

Briga com Doria
Com o comentário, Jair Bolsonaro retoma o embate que tem travado com Doria desde o início da pandemia. O presidente tem tratado a Coronavac como “vacina chinesa do Doria” e recentemente cancelou uma parceria firmada entre o Ministério da Saúde o Governo de São Paulo para a aquisição do imunizante.

Outro ponto de atrito é a obrigatoriedade da vacina. Doria se mostrou favorável à possibilidade no Estado de São Paulo, o que tem gerado críticas constantes de Jair Bolsonaro e seus seguidores.

Em outra resposta a um internauta, que sugeria que o presidente se vacinasse como cobaia de vacinas, Bolsonaro voltou ao tema: “quem a quer obrigatória não sou eu. Estás na página errada. Bom dia”.

Fase 3 dos testes da Coronavac
A Coronavac está na fase 3 de testes, a última para comprovar sua eficácia.

Nesta fase, os voluntários são divididos em dois grupos: um recebe a vacina e outro, placebo —uma substância sem efeito. Somente um comitê internacional sabe quem tomou ou não o imunizante. Os voluntários são monitorados por este grupo porque é preciso que 61 deles sejam infectados pelo novo coronavírus.

Os testes do imunizante desenvolvido pela Sinovac ocorrem em outros países, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), como Indonésia e Turquia.

A suspensão dos testes pela Anvisa ocorreu no mesmo dia em que João Doria anunciou que o primeiro lote da Coronavac chegaria a São Paulo no dia 20 de novembro. A aplicação de qualquer medicamento ou imunizante, porém, depende de aprovação da agência nacional reguladora.

Post sobre ações do Governo
O comentário sobre Doria ocorreu depois de uma extensa publicação nas redes sociais na qual Bolsonaro fala sobre ações do governo federal no combate à pandemia de Covid-19.

Entre as medidas, o presidente mencionou, como um dos esforços promovidos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, estudos sobre a nitazoxanida no tratamento precoce da Covid-19. Segundo pesquisas médicas, porém, o vermífugo não evita complicações da Covid-19, apenas reduz a carga viral do coronavírus.

Nas postagens, o presidente reforçou o caráter nacional das medidas implantadas e defendeu que o Brasil ganhou independência de importações como, por exemplo, a de ventiladores pulmonares.

“O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e o presidente Jair Bolsonaro trabalham, desde fevereiro, ao lado da ciência, no combate à Covid-19”, escreveu Bolsonaro.

Fonte: UOL (Com informações do Estadão Conteúdo)

Revista Cariri Recomenda

TRE-CE mantém cassação de vereadores do MDB em Farias Brito por fraude à cota de gênero
Política

TRE-CE mantém cassação de vereadores do MDB em Farias Brito por fraude à cota de gênero

27 de janeiro de 2026
Lula: reunião com Trump foi ‘ótima’, e tarifa e sanções vão ser negociadas ‘imediatamente’
Política

Lula conversa com Trump sobre Venezuela, ONU e combinam visita a Washington

26 de janeiro de 2026
“Está prevalecendo a lei do mais forte”, diz Lula ao criticar Trump e defender o multilateralismo
Política

“Está prevalecendo a lei do mais forte”, diz Lula ao criticar Trump e defender o multilateralismo

24 de janeiro de 2026
Lula: reunião com Trump foi ‘ótima’, e tarifa e sanções vão ser negociadas ‘imediatamente’
Política

Brasil avalia convite dos EUA e vê Conselho da Paz de Trump como chance para pressionar reforma da ONU

23 de janeiro de 2026
Próximos
Quem não recebeu parcelas do auxílio emergencial ainda pode recorrer? Confira perguntas e respostas

Quem não recebeu parcelas do auxílio emergencial ainda pode recorrer? Confira perguntas e respostas

Polícia Civil recebe visita de criança que sonha em ser delegado em Juazeiro do Norte

Polícia Civil recebe visita de criança que sonha em ser delegado em Juazeiro do Norte

“Cadeia é pouco”: oposição reage após Bolsonaro exaltar suspensão de vacina contra Covid-19

"Cadeia é pouco": oposição reage após Bolsonaro exaltar suspensão de vacina contra Covid-19

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Vírus Nipah ameaça o Brasil? Veja o que diz o Ministério da Saúde

  • Ceará ultrapassa 21 mil raios em janeiro, aponta levantamento

  • Ceará fecha 2025 com segundo maior número de empregos formais na indústria do Norte e Nordeste

  • Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 130 milhões

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat