O trabalho ágil e efetivo do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) ganhou reforço com as 160 novas motos entregues pelo governador do Ceará, Camilo Santana, durante solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (24), dia em que a Polícia Militar do Ceará (PMCE) completa 186 anos de serviços prestados à população cearense. A solenidade de entrega aconteceu na sede da PMCE, em Fortaleza, e foi transmitida ao vivo pelas redes sociais. Também estiveram presentes o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Sandro Caron; o comandante geral da PMCE, coronel Francisco Márcio Oliveira; e o comandante do CPRaio, tenente-coronel José Kilderlan Nascimento de Sousa.
“Hoje, aproveitar o aniversário da Polícia Militar para primeiro agradecer o papel, o trabalho e a dedicação de todos os nossos policiais militares ao longo desses 186 anos; os que já nos deixaram, os que já colaboraram com o Ceará e aqueles que ainda estão na ativa e permanecem todos os dias lutando e trabalhando para proteger nossos irmãos e irmãs cearenses. Não me cansarei de agradecer e reconhecer a dedicação e trabalho desses profissionais. Sempre tenho dito que ser policial é uma profissão desafiadora, é colocar sua vida à disposição para defender a vida do povo cearense”, agradeceu Camilo Santana, destacando que a entrega das novas motos é uma ação em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela PMCE por meio do CPRaio.
Criado em 12 de março de 2004, o policiamento especializado CPRaio atualmente conta com 2.440 policiais, 46 bases localizadas em diversas regiões do Ceará e se caracteriza pela mobilidade, agilidade e precisão com o uso de motocicletas no combate ao crime. Com a entrega das 160 motos, a frota total do CPRaio será de 1.608 motocicletas, além das 87 viaturas as quais dão suporte nas ocorrências em todo o Estado.
“São 160 motos, um investimento de mais de R$ 12 milhões que foi feito. Essas motos servirão, exatamente, para ampliação de 22 novas bases do Raio no interior, além do fortalecimento do Raio na Capital e região metropolitana. O desafio da segurança pública é 24 horas, todos os dias. Mas nós não temos medido esforços para investir em equipamento, na formação, nos homens e mulheres da nossa Polícia Militar. Em breve, o coronel Márcio e o Caron deverão lançar o edital do novo concurso para Polícia Militar”, garantiu o governador.
Ampliação CPRaio
As ações de investimento e valorização capitaneadas pelo Governo do Estado para a Segurança Pública vão permitir que o Raio seja ampliado e chegue, nos próximos meses, às cidades de Itaitinga, Paracuru, Paraipaba, Amontada, Bela Cruz, Guaraciaba do Norte, Ipu, Ipueiras, Jaguaruana, Massapê, Mauriti, Missão Velha, Nova Russas, Pedra Branca, Pentecoste, Santana do Acaraú, Tabuleiro do Norte, Ubajara, Várzea Alegre, Icapuí, Jardim e Aurora.
O comandante do CPRaio destacou que o todo o investimento será revertido em trabalho. “Nós vamos procurar reverter esse investimento em muito trabalho, muitas rondas e patrulhamento, para tirar os criminosos de circulação das ruas do nosso Ceará, e continuar apreendendo armas e drogas. E agradecer, de forma especial, ao nosso Raiano, ao nosso homem da motocicleta, aquele que está diariamente conduzindo essas máquinas possantes”, disse o tenente-coronel Kilderlan, ressaltando que o CPRaio também é referência nacional na formação de profissionais.
O chefe do Executivo Estadual reafirmou que trabalha para interiorizar e ampliar as ações na área da Segurança Pública em todo o Estado, e mostrou a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), localizado em Fortaleza. “Toda essa área da Borges de Melo até próximo a rotatória da Aguanambi será um novo Complexo Integrado de Segurança Pública, que eu não tenho dúvidas que será o maior e mais moderno do Brasil. Aqui vão funcionar todas as áreas da Segurança, integradas com Centro de Inteligência, com heliponto, com área de convivência, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros. São investimentos importantes para garantir condições cada vez melhores para os nossos profissionais da Segurança trabalharem”, finalizou.