Em um esforço para intensificar o combate às organizações criminosas, o governador Elmano de Freitas anunciou, nesta segunda-feira (24), a posse e convocação de centenas de novos profissionais para as forças de segurança do Ceará. Entre as medidas, destaca-se a posse de 428 policiais civis, marcada para a próxima quarta-feira (26), a convocação de 426 aprovados no último concurso da Polícia Militar para iniciar o curso de formação, e a posse de 83 peritos forenses na próxima segunda-feira (1º).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Ao todo, cerca de 2.700 novos profissionais foram incorporados pelo Governo do Estado nas últimas semanas. Esses números incluem 1.185 soldados e 160 oficiais da PMCE que estão atualmente em formação na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). “Realizamos reuniões durante todo o final de semana para discutir novas ações e analisar o cenário do estado. As posses e convocações divulgadas hoje são muito importantes para continuarmos o reforço para as forças de segurança. Iremos até o fim no enfrentamento aos grupos criminosos do Ceará”, afirmou o governador Elmano de Freitas.
Durante o anúncio, o governador também ressaltou a importância de acelerar o processo de análise dos exames médicos dos candidatos aprovados no último concurso da Polícia Militar. “Existe todo um processo para a entrega desses exames, mas já solicitei que isso ocorra de forma mais rápida. Assim, também poderemos contar com essas tropas para as nossas forças de segurança”, disse Elmano. A intenção é convocar mais 400 pessoas para ingressarem nos quadros da PMCE e iniciarem o curso de formação.
Medidas de reforço
Nos últimos dias, o Governo do Estado tem implementado diversas ações para fortalecer a Segurança Pública do Ceará. Recentemente, foram entregues 68 novas viaturas para a Polícia Militar, e 437 novos policiais militares iniciaram o serviço operacional supervisionado, ampliando a presença policial em Fortaleza e na Região Metropolitana.
Neste domingo (24), Elmano anunciou um aumento no aporte financeiro destinado às operações de segurança, o que resultará em um incremento de 20% no número de policiais em atividade. Esta medida permitirá que mais 1.300 profissionais, que estariam de folga, possam optar por reforçar as operações.
Por Heloísa Mendelshon