Nove criminosos foragidos do Ceará foram incluídos no Programa Estadual de Recompensas do Governo do Ceará, que oferece valores para quem passar informações que levem à localização dos fugitivos. As recompensas variam entre R$ 2 mil e R$ 8 mil, de acordo com os crimes relacionados. O prazo para recebimento das denúncias é 26 de janeiro de 2021.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS), os alvos são apontados como chefes de organizações criminosas em localidades diferentes do estado, e possuem mandados de prisão em aberto. Entre os nove procurados, há uma mulher.
Para que o valor seja pago ao denunciante, uma comissão do Programa vai avaliar a relevância da informação repassada. Caso a denúncia tenha sido determinante, a comissão vai analisar o relatório feito pela autoridade policial para a investigação. Se houver mais de uma informação relevante para a localização dos suspeitos, a premiação deve ser dividida igualmente.
Segundo a secretaria, em caso de informações falsas, o responsável poderá responder civil e criminalmente.
Qualquer pessoa pode enviar denúncias, exceto os agentes de segurança pública e servidores administrativos dos órgãos que compõem a Comissão Estadual do Programa de Recompensa. A participação de parentes dos agentes de segurança pública e dos servidores também é vedada.
Fonte: G1 CE