Mais um município cearense recebeu o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). A 60ª base do grupamento foi implantada em Aurora, no Cariri, neste domingo (27). Além do reforço policial, o Governo do Ceará também instalou uma central de videomonitoramento. São mais 23 policiais ajudando no combate à criminalidade. Eles terão o auxílio de 10 motocicletas, uma viatura e 15 câmeras localizadas nas principais ruas e avenidas da cidade.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A atuação do CPRaio é diferenciada pela agilidade que as equipes têm na ação contra a marginalidade, explicou o governador Camilo Santana. “Existe uma coisa chamada mobilidade do crime. Geralmente um bandido vai fazer um crime ele usa uma moto ou um carro. Se ele entra em um beco, o carro da polícia vai atrás dele e não consegue entrar. Agora não. Não vai ter bandido que o Raio não vai pegar. Vai pegar todos, porque tem o melhor equipamento”, enfatizou o chefe do Executivo estadual.
Em recado direto aos policiais, a vice-governadora Izolda Cela desejou sorte e que eles possam contribuir o máximo com a melhoria da qualidade de vida dos moradores. “Que vocês possam bem servir a população de Aurora fazendo o seu melhor e prestando esse serviço público da maior relevância, que é defender e proteger a integridade, a segurança das famílias de Aurora”, falou Izolda.
O CPRaio está na Capital, 14 cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e mais 45 do Interior. No total, 2.757 policiais militares integram o comando. São 1.673 motocicletas e 126 viaturas.
Já as centrais de videomonitoramento têm câmeras espalhadas por 59 municípios, totalizando 3.501, todas integradas. “Se o bandido achar que essas câmeras só funcionam de dia, ele pode tirar o cavalinho da chuva. A câmera tem a mesma qualidade de dia e à noite”, avisou Camilo Santana.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, enfatizou a capacidade que o grupamento tem para agir contra a criminalidade. “Tenho certeza que a história da segurança pública em Aurora será uma antes do Raio e outra depois. O Raio é sinônimo de efetividade, de prisão, de operacional. O Raio ano passado retirou das ruas do Ceará mais de 6.600 criminosos, retirou das mãos do bandido mais de 2.100 mil armas, ou seja, o Raio trabalha para que quem pratique crime fique preso para pagar pelos seus crimes e não pratique mais. Reduz a criminalidade e aumenta a sensação de segurança”, destacou Caron.
Reforço importante
Para integrar o grupamento, os policiais passam por um treinamento específico, que inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Os militares são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar, com mais facilidade, ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático.
Novas bases
Recentemente, o Governo do Ceará anunciou que o comando será expandido para mais cidades. Nesta quarta fase de ampliação do CPRaio, municípios com mais de 25 mil habitantes serão agraciados, e também ganharão uma central de videomonitoramento.
Finalizada essa fase, o Ceará passará a ter 84 bases do Raio, com 3.436 policiais, 1.853 motocicletas e 142 viaturas, além de 82 centrais de videomonitoramento, com 3.843 câmeras.