Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Por que a Chapada do Araripe é alvo de contrabando internacional de fósseis?

O procurador da República em Juazeiro do Norte, Dr. Rafael Rayol, falou sobre o problema

14 de janeiro de 2022
Rota turística do Cariri será apresentada no exterior a partir de 2020

A Chapada do Araripe é um grande pólo de contrabando internacional de fósseis porque reúne muitas peças e a fiscalização não tem sido suficiente

PUBLICIDADE

A Chapada do Araripe é um grande pólo de contrabando internacional de fósseis. Pessoas de outros estados brasileiros e até mesmo de países como França e Alemanha exploram as inúmeras espécies da reserva. As cidades de Nova Olinda e Santana do Cariri são os alvos preferidos dos contrabandistas, e a Europa é o principal destino desses desses objetos históricos. É o que explica o procurador da república federal em Juazeiro do Norte, Dr. Rafael Rayol, que falou à rádio CBN Cariri sobre o problema na manhã desta quinta-feira (13).

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

O procurador diz que a falta de fiscalização contribui para o estímulo do contrabando, e outro problema relatado por ele é a ausência de barreiras na comercialização de fósseis. “Não tem fiscalizaçao suficiente nos últimos anos. Agora a falta de uma consciência, digamos por parte do governo estadual, para realizar ações mais repressivas para combater esse tipo de crime também tem contribuído”, disse em entrevista à jornalista Nildênia Damasceno.

O prejuízo do tráfico desse tipo de material é imensurável, é uma perda enorme para a ciência nacional. O conhecimento, o trabalho de estudar, de desenvolver, de descobrir uma nova espécie é gerado e criado no exterior.

Rafael Rayol destaca que a falta de uma consciência sobre a importância da preservação do fóssil é mais um problema social do que de legislação. O contrabando das peças arqueológicas resulta em vendas que às vezes chegam a centenas de milhares de dólares.

“É um material encontrado com facilidade, com alguma frequência e que tem um mercado ilícito, criminoso. Mas de interesse especialmente para exportação. São diversas peças comercializadas de forma ilegal, desde repteis ou plantas fosfolizadas”, explica.

Apesar da pouca fiscalização, de acordo com o procurador existe um alto número de apreensões e flagrantes. As investigações e as operações ocorrem de forma ostensiva. Por isso, é recomendado à população que, caso encontre algum tipo de fóssil, comunique às autoridades ou faça a entrega nos órgãos de segurança: Ministério Público local, Ministério Público Federal, ou Polícia Federal, Civil e Militar.

“Tem que procurar as autoridades federais competentes para informar que encontrou determinada peça ou que sabe que em determinado local estão comercializando clandestinamente”, pede o procurador da república federal em Juazeiro do Norte.

Por Danrley Pascoal

Fonte: O Povo

Revista Cariri Recomenda

COP30 encerra debates sem consenso sobre combustíveis fósseis
Meio Ambiente

COP30 encerra debates sem consenso sobre combustíveis fósseis

23 de novembro de 2025
Ceará reforça protagonismo na transição energética durante painel na COP30
Meio Ambiente

Ceará reforça protagonismo na transição energética durante painel na COP30

14 de novembro de 2025
Ceará apresenta inventário inédito de emissões de gases de efeito estufa na COP 30
Meio Ambiente

Ceará apresenta inventário inédito de emissões de gases de efeito estufa na COP 30

13 de novembro de 2025
Lula na COP30: “A emergência climática é uma crise de desigualdade”
Meio Ambiente

Lula na COP30: “A emergência climática é uma crise de desigualdade”

10 de novembro de 2025
Próximos
Covid: 61% das cidades do CE já têm mais casos em janeiro que no mesmo período de dezembro

Covid: 61% das cidades do CE já têm mais casos em janeiro que no mesmo período de dezembro

INSS suspende perícia de revisão do auxílio-doença após alta de casos de Covid-19

INSS suspende perícia de revisão do auxílio-doença após alta de casos de Covid-19

Em novo decreto, Ceará reduz capacidade de estádios e recomenda adiamento de volta às aulas para crianças

Em novo decreto, Ceará reduz capacidade de estádios e recomenda adiamento de volta às aulas para crianças

Mais Lidas

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

    Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Criminosos usam dados de contribuintes para aplicar golpes em nome da Receita; saiba como se proteger

  • Ceará recebe 29 mil doses da vacina contra vírus sincicial respiratório (VSR)

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat