Dorival Júnior não é mais técnico da seleção brasileira. O treinador foi demitido nesta sexta-feira (29) pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, em reunião realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A decisão veio após uma série de atuações irregulares e resultados abaixo do esperado, agravada pela goleada sofrida por 4 a 1 contra a Argentina, na última terça-feira. Com a saída de Dorival, a seleção terá seu quarto treinador no atual ciclo da Copa do Mundo.
Além do técnico, também deixam seus cargos:
Lucas Silvestre (auxiliar técnico)
Pedro Sotero (auxiliar técnico)
Celso Resende (preparador físico)
Nota oficial da CBF
A entidade confirmou a saída de Dorival Júnior por meio de um comunicado oficial:
“A Confederação Brasileira de Futebol informa que o técnico Dorival Júnior não comanda mais a Seleção Brasileira. A direção agradece ao profissional e deseja sucesso na continuidade de sua carreira. A partir de agora, a CBF vai trabalhar em busca do substituto.”
Jorge Jesus favorito para assumir o cargo
Com a vaga aberta, o português Jorge Jesus desponta como principal candidato para assumir o comando da seleção. Carlo Ancelotti, que já foi cogitado anteriormente, perdeu força devido à sua indisponibilidade antes do Mundial de Clubes, marcado para junho e julho.
Mudanças na comissão técnica
Apesar da saída de Dorival e sua equipe direta, outros nomes seguem na estrutura da seleção:
Rodrigo Caetano (diretor de seleções)
Juan (coordenador técnico)
Cícero Souza (gerente de seleções)
Pronunciamento de Ednaldo Rodrigues
O presidente da CBF fez um pronunciamento à imprensa sem responder perguntas, destacando que a busca por um novo treinador começou apenas nesta sexta-feira.
“Na terça-feira, eu disse que falaria no dia seguinte. Conversamos com Dorival e Rodrigo Caetano, e a CBF anuncia neste momento que encerrou o ciclo do Dorival Júnior. Agradecemos pelo trabalho e desejamos sucesso em sua carreira. Agora, vamos trabalhar na busca de um substituto. Não houve contato prévio com nenhum nome. Somente agora começamos essa procura.”
Números de Dorival na Seleção
16 jogos
7 vitórias
7 empates
2 derrotas
25 gols marcados
17 gols sofridos
Aproveitamento de 58,3%
Próximos desafios da Seleção
O novo treinador da seleção brasileira terá pouco tempo para se preparar, já que os próximos compromissos da equipe acontecem em junho, com jogos contra Equador e Paraguai, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Por Nágela Cosme