A Universidade Federal do Cariri (UFCA) anunciou nesta quarta-feira (23) a aprovação de um novo Programa de Residência Médica (RM) em Psiquiatria, aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Com isso, a UFCA passa a contar com oito programas de residência, que abrangem também especialidades como Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Ortopedia e Traumatologia, Patologia e Pediatria.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Com início previsto para março de 2025, o programa de Psiquiatria da UFCA oferecerá duas vagas anuais, preenchidas por meio do Exame Nacional de Residência (Enare). Os residentes aprovados terão uma bolsa mensal de R$ 4.106,09, concedida pelo MEC durante o período de formação.
A supervisão do programa ficará a cargo do médico psiquiatra Crístenes Sanches, membro da Comissão de Residência Médica (Coreme) da UFCA. Segundo Sanches, o objetivo é capacitar psiquiatras para atender à demanda de saúde mental no Cariri e nas cidades vizinhas, além de atrair profissionais interessados na área. “Queremos formar psiquiatras com uma prática baseada em evidências científicas para qualificar o atendimento em saúde mental na região”, afirma.
O atual coordenador da Coreme/UFCA, Sávio Samuel Feitosa, supervisor da Residência em Patologia, enfatizou que o novo programa de Psiquiatria complementa a estrutura de ensino da UFCA, que segue empenhada em formar profissionais capacitados para o serviço médico nas áreas carentes de profissionais no interior do Ceará.
Por Nicolas Uchoa