O projeto cultural “Os Saberes dos Bichos: Inventário dos Entremeios nos Reisados de Congo em Juazeiro do Norte” realiza uma série de atividades gratuitas de valorização do Reisado em novembro. A programação inclui oficinas, rodas de conversa, cartilhas e jogos educativos em espaços públicos, buscando sensibilizar professores, estudantes e o público em geral sobre o valor dessa manifestação cultural, considerada um patrimônio cultural do Cariri.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A pesquisa destaca os “entremeios”, também conhecidos como “bichos” pelos mestres e brincantes antigos, figuras centrais do Reisado, mas que aos poucos vêm desaparecendo das apresentações. De acordo com Vitória Gomes, idealizadora do projeto, muitos personagens foram deixados de lado por conta das mudanças de tempo nas apresentações. “Personagens como boi e jaraguá ainda aparecem, mas outros, como sapo, sereia ou bode, já não são mais comuns,” explica Gomes.
O projeto tem como base o conhecimento dos mestres de dois grupos tradicionais: o Reisado dos Irmãos, liderado por Mestre Raimundo e Mestre Antônio, discípulos do Mestre Pedro; e o Reisado e Coco São Francisco, dos Mestres Dodô e Joãozinho. Ambos os grupos trazem em suas lideranças mestres titulados como Tesouros Vivos da Cultura do Ceará, em reconhecimento pela preservação e transmissão de saberes do Reisado em suas formas mais autênticas e completas.
Para o Mestre Dodô, levar o Reisado às escolas é fundamental para diminuir o preconceito e aproximar o público da cultura popular. “É importante mostrar o nosso trabalho, as danças, as peças, as gingas, e ensinar como se faz, tanto para crianças quanto para adultos. Quando conhecem o Reisado como ele é, as pessoas passam a respeitar e querer aprender”, afirma o mestre.
O projeto é apoiado pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital Patrimônio Vivo, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, na categoria Patrimônio Imaterial, Cultura Popular e Cultura Alimentar.
Programação
• Mestres nas escolas – Oficinas sobre os bichos do Reisado de Congo
Grupo: Reisado São Francisco
Data: 5 de novembro
Horário: 9h50
Local: E.E.F João Alencar de Figueiredo
Grupo: Reisado dos Irmãos
Data: 6 de novembro
Horário: 10h
Local: E.E.F Professora Iva Emídio Gondim
• Roda de Conversa: Partilha pública sobre os bichos dos Reisado de Congo e a importância deles na brincadeira com o Mestre Raimundo e Mestre Antônio do Reisado dos Irmãos- Discípulo de Mestre Pedro e dos irmãos Mestre Dodô e Mestre Joãozinho do Reisado São Francisco.
Mediação: Vitória Gomes e Flávia Gaudêncio
Data: 22 de novembro
Horário: 19h
Local: Associação Dança Cariri