O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 trará uma novidade importante para os estudantes que buscam uma vaga no ensino superior público: será possível utilizar as notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025 — no momento da inscrição e classificação.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A mudança foi oficializada no Edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União em 20 de outubro, e também está disponível na página do Sisu. A medida é considerada inédita desde a criação do sistema, e promete ampliar as chances de ingresso para quem realizou o Enem em anos anteriores.
🧮 Critério de classificação
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o sistema levará em conta a nota do Enem com a melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso do candidato.
O cálculo será feito de forma automática, beneficiando o participante com o melhor desempenho obtido nas edições válidas.
Vale lembrar que não poderão participar candidatos na condição de “treineiro”, ou seja, aqueles que fizeram o exame antes do 3º ano do ensino médio.
🏛️ Adesão das instituições
A novidade já consta no edital de adesão das instituições de ensino superior ao Sisu 2026, cujo período de inscrições vai de 27 de outubro a 28 de novembro, por meio da plataforma Sisu Gestão.
Para participar, as universidades e institutos federais devem ter encerrado a ocupação de vagas da última edição do processo seletivo da qual participaram.
Durante o período de adesão, as instituições poderão reabrir o termo já assinado e alterar as condições de participação, se necessário.
💡 Entenda o que é o Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a plataforma do governo federal que permite que os candidatos utilizem gratuitamente a nota do Enem para disputar vagas em diversas universidades públicas do país, com uma única inscrição.
O objetivo do programa é democratizar o acesso ao ensino superior, oferecendo um processo seletivo transparente e unificado.
Desde o ano passado, o Sisu passou a ser realizado em edição única anual, permitindo que as instituições ofertem vagas para cursos que iniciam tanto no primeiro quanto no segundo semestre do ano.
📊 Números da edição 2025
Na edição de 2025, o Sisu ofertou 261.779 vagas distribuídas em 6.851 cursos de graduação de 124 instituições públicas de todo o Brasil.
O processo seletivo resultou em 254,8 mil candidatos aprovados, sendo:
• 128 mil na ampla concorrência;
• 111 mil por meio do sistema de cotas;
• 14 mil aprovados por ações afirmativas próprias das instituições.
Por Heloísa Mendelshon










