O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste domingo (10) que o Ministério da Educação (MEC) estuda a possibilidade de retomar o uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de certificação para conclusão do ensino médio, voltada a estudantes com mais de 18 anos. Se aprovada, a medida começará a valer já no Enem de 2025. A proposta foi encaminhada ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela execução do exame. Desde 2016, o Enem deixou de conceder a certificação, que atualmente é feita exclusivamente pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
“A intenção é ampliar o acesso, oferecendo ao jovem uma oportunidade de se certificar diretamente pelo Enem, facilitando seu ingresso no ensino superior,” explicou Camilo. O Encceja, porém, deve ser mantido como alternativa para certificação.
Outra possibilidade em estudo pelo MEC é a integração do Enem com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), exame aplicado pelo Inep para avaliar o desempenho dos estudantes no ensino médio. Camilo destacou que, frequentemente, alunos do terceiro ano do ensino médio priorizam o Enem em detrimento do Saeb. “Estamos analisando uma convergência entre os exames para que, já em 2025, a prova do Enem também cumpra o papel do Saeb para estudantes do terceiro ano. O Inep deverá finalizar a recomendação antes das inscrições do próximo ano,” explicou o ministro.
Ocorrências durante o segundo dia de prova
No segundo domingo de provas, o ministro destacou que a aplicação do Enem ocorreu sem incidentes graves. Dados do Inep mostram que 1,9 mil candidatos foram eliminados neste domingo (10) por violação das regras do edital, incluindo o uso de dispositivos eletrônicos e a saída do local de prova antes do tempo permitido.
Os candidatos realizaram, neste domingo, as provas de ciências da natureza (física, química e biologia) e matemática. No primeiro domingo (3), foram aplicadas as provas de linguagens e ciências humanas.
Divulgação antecipada do gabarito
O ministro também adiantou que o gabarito oficial do Enem será divulgado antes do previsto. Inicialmente programada para o dia 20 de novembro, a publicação do gabarito e dos cadernos de questões deve ocorrer nesta semana, em data que será confirmada pelo Inep. O cronograma mantém para 13 de janeiro de 2025 a divulgação dos resultados finais.
Por Aline Dantas