O Ministério da Educação (MEC) anunciou a abertura das inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2025. O período de inscrições será de 4 a 7 de fevereiro, e os interessados devem realizar o cadastro exclusivamente pelo Fies Seleção, disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do MEC.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Nesta etapa, serão oferecidas 67 mil vagas, sendo metade destinada ao Fies Social, modalidade que atende estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Para se candidatar, o estudante deve cumprir os seguintes critérios:
• Possuir renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.
• Ter participado de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota superior a zero na redação.
• Não estar inscrito como treineiro no Enem.
As notas do melhor desempenho obtido em uma das edições do Enem serão utilizadas para classificar os candidatos, considerando o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. Estudantes que ainda não concluíram o ensino superior terão prioridade na seleção.
Fies Social
As vagas do Fies Social garantem o financiamento integral, cobrindo 100% dos encargos educacionais. Para concorrer a essa modalidade, será considerada a base de dados do CadÚnico atualizada até 11 de janeiro de 2025.
Cronograma
O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 18 de fevereiro. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre os dias 19 e 21 de fevereiro. Após essa etapa, a formalização do financiamento será realizada.
Aqueles que não forem pré-selecionados na chamada única serão incluídos automaticamente na lista de espera, que terá pré-seleções realizadas entre 25 de fevereiro e 9 de abril.
Fies
Criado pela Lei 10.260/2001, o Fies oferece financiamento a estudantes de graduação em instituições privadas que tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e que aderiram ao programa.
Por Nágela Cosme