A parcela presencial do modelo híbrido de ensino nas escolas estaduais no Ceará começará a partir desta segunda-feira (8) para turmas do terceiro ano do ensino médio em mais de 200 instituições de ensino. A partir da determinação do Governo Estadual, as escolas passaram a se adaptar aos protocolos de prevenção à Covid-19, como a capacidade máxima de 35% de alunos por sala.
O modelo híbrido é uma opção válida para alunos, professores e instituições, que podem optar ou não pelo formato.
Retorno no Interior
Em Mulungu, no interior do Ceará, desde o ano passado, em virtude da suspensão das aulas presenciais, as aulas da Escola de Ensino Médio Professor Milton Façanha Abreu são transmitidas pela rádio comunitária da cidade, além da internet. Neste momento de retorno híbrido, dos 175 alunos pré-universitários, pelo menos 32, que moram próximo da sede escolar, devem voltar à frequência presencial a partir de segunda-feira, das 7h às 9h40. A decisão foi tomada pela direção em conjunto com os pais, em uma reunião.
Os demais alunos permanecerão no ensino remoto, com aulas por rádio e pela internet, tendo em vista que vários precisam do transporte escolar, fornecido pelo município, que ainda permanece em aulas exclusivamente no formato remoto.
“Em virtude do transporte escolar e da segurança sanitária, nós entendemos que o ensino híbrido será um reforço presencial do que foi visto no ensino remoto. Por enquanto, nós só vamos atender alguns alunos na sede, divididos em quatro salas por três dias na semana. Posteriormente, com a garantia da vacinação e do transporte, nós convidaremos os outros alunos”, cita o diretor da escola, Luiz de França Leitão Arruda.
O diretor salienta que segue as orientações sanitárias do Estado, com uso do álcool, uso obrigatório de máscara, aferição da temperatura, rodízio de desinfecção e o distanciamento social.
Fonte: Diário do Nordeste