Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 têm até o dia 27 de junho para efetuar o pagamento da taxa de inscrição e garantir participação nas provas. O período de inscrições foi encerrado na última sexta-feira (13).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
🔔 Confirmação da inscrição
A taxa de inscrição é de R$ 85 e o pagamento pode ser feito por boleto, Pix, cartão de crédito ou débito em conta (corrente ou poupança). O boleto é gerado diretamente na Página do Participante, a plataforma oficial do exame. Para quem optar pelo Pix, o QR Code está disponível no próprio boleto.
⚠️ O Inep informa que estudantes da rede pública que concluirão o ensino médio em 2025 não precisam pagar a taxa, mesmo sem pedido formal de isenção — o sistema não emitirá boleto nesses casos.
📅 Datas das provas
O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todos os estados e no Distrito Federal. No entanto, nas cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, as provas acontecerão em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30, a conferência climática da ONU.
🎓 Certificação do ensino médio
Nesta edição, o exame voltará a certificar a conclusão do ensino médio ou proficiência parcial para maiores de 18 anos. Para isso, é necessário obter mínimo de 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.
💰 Benefícios do Pé-de-Meia
Estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública que participam do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, terão isenção automática da taxa e receberão um bônus de R$ 200 caso compareçam aos dois dias de prova. O pagamento será realizado após a conclusão do ano letivo.
🎯 Importância do Enem
Com mais de duas décadas de existência, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, sendo utilizado como critério de seleção para programas como o Sisu, Prouni e Fies.
Por Bruno Rakowsky










