O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, revelado neste domingo (3) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, é “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A divulgação foi feita pela rede social X (antigo Twitter).
Na redação do Enem 2024, milhões de estudantes vão escrever sobre o tema: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) November 3, 2024
Além da redação, os candidatos participam hoje das provas de linguagens e códigos e de ciências humanas, iniciadas às 13h30, com término previsto para as 19h (horário de Brasília).
A redação do Enem exige que os estudantes produzam um texto dissertativo-argumentativo em até 30 linhas, abordando a proposta com base nos textos motivadores apresentados e em seus conhecimentos gerais. Para atingir uma boa pontuação, os participantes devem demonstrar cinco competências exigidas pela avaliação:
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa.
2. Compreensão da proposta e uso de conceitos de diferentes áreas para desenvolver o tema dentro dos parâmetros do texto dissertativo-argumentativo.
3. Capacidade de selecionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista.
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
5. Apresentação de uma proposta de intervenção para o problema, respeitando os direitos humanos.
A nota zero é atribuída em casos como fuga ao tema, redações com menos de sete linhas, trechos desconectados da proposta, desobediência à estrutura exigida e desrespeito à seriedade do exame.
Por Aline Dantas