O Ministério da Educação (MEC) anunciou que o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado antes do previsto. Originalmente programado para o dia 20 de novembro, o gabarito deve ser liberado já nesta semana, conforme informou o ministro Camilo Santana na noite deste domingo (10). A nova data de publicação será confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. Os resultados finais, no entanto, continuam previstos para o dia 13 de janeiro de 2025.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
No segundo domingo de provas, os candidatos responderam a questões de ciências da natureza (física, química e biologia) e matemática. No domingo anterior (3), realizaram as provas de linguagens e ciências humanas. Neste segundo dia, a presença foi de 69,4%, um número inferior ao primeiro dia (73,4%) e que representou uma taxa de abstenção de 30,6%, um aumento em relação à primeira fase.
O Enem de 2024 também registrou um aumento significativo na participação de estudantes concluintes do ensino médio de escolas públicas, subindo de 58% em 2023 para 94% neste ano, número atribuído ao incentivo do programa “pé-de-meia”, que oferece gratuidade para alunos do terceiro ano do ensino médio. “O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior e o acesso a diversas políticas públicas,” reforçou o ministro Camilo Santana.
Ocorrências
De acordo com dados do Inep, cerca de 1,9 mil candidatos foram desclassificados neste domingo (10) por violarem regras do edital, como portar eletrônicos ou deixar a sala com o caderno de questões antes dos 30 minutos finais. Ao todo, foram registradas 1.037 ocorrências, incluindo emergências médicas e falta de energia, mas nenhum incidente exigiu o cancelamento das provas. No primeiro dia, 4.999 candidatos haviam sido eliminados, com 689 ocorrências registradas.
Reaplicação das provas
Estudantes que perderam o Enem por problemas logísticos ou por doenças podem solicitar a reaplicação entre os dias 11 e 15 de novembro. A nova aplicação será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro.
Exame como porta de entrada para o ensino superior
Além de avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica, o Enem é utilizado por universidades públicas e privadas como critério de seleção, seja como única forma de ingresso ou como complemento nos processos seletivos. O exame também permite o acesso a programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de ser aceito em algumas instituições portuguesas, facilitando o ingresso de estudantes brasileiros em cursos superiores em Portugal.
Por Nicolas Uchoa