Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Apenas 60% dos estudantes da rede pública no Ceará têm acesso à internet, aponta IBGE

O impacto da pandemia na vida escolar de crianças e adolescentes vai demandar anos para ser recuperado, apontam especialistas

27 de setembro de 2021
Apenas 60% dos estudantes da rede pública no Ceará têm acesso à internet, aponta IBGE

Cerca de 20% dos estudantes não tiveram acesso a nenhuma plataforma digital para acompanhamento das aulas desde o início da pandemia, apontam secretarias municipais de Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) (Foto: Honório Barbosa)

PUBLICIDADE

Apesar de figurar entre os dez estados com os maiores acessos a computadores para alunos durante a pandemia do novo coronavírus, estudantes da rede pública no Ceará têm menos conectividade com a internet. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A disponibilidade de computadores e tablets no Estado é 60,8% para matriculados nas unidades públicas e 78,0% na rede particular. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso Whatsapp.

O levantamento mostra ainda que salas ou laboratórios de informática estavam disponíveis para 75,2% dos escolares, sendo 76,5% na rede pública e 66,2% na rede privada. Para a pedagoga Gorete Nogueira, a pandemia revelou de forma mais nítida “o fosso entre o acesso aos meios digitais de alunos de escolas particulares e públicas”.

A docente observou que “os prejuízos somente serão sentidos de forma mais concreta com o retorno das aulas presenciais e a realização de exames periódicos de avaliação”. Segundo ela, a questão passa pelo acesso à internet de alta ou baixa velocidade e disponibilidade de um computador ou aparelho celular para os filhos.

“Há famílias que só têm um equipamento para dividir entre a mãe e os filhos”, pontuou. “Outras não dispõem de nenhum e dependeram das atividades impressas entregues pelas escolas.”
Gorete Nogueira, pedagoga

O impacto da pandemia na vida escolar de crianças e adolescentes vai demandar anos para ser recuperado, apontam especialistas. Na localidade de Várzea Grande, zona rural de Iguatu, Francisca Lopes tem três filhos, todos alunos do ensino fundamental. “A internet não é boa, só tem um telefone e acho que esse tempo todo em casa, eles não aprenderam quase nada”, disse a dona de casa. “Eu mesma não sei ensinar”.

Secretarias municipais de Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) apontam que cerca de 20% dos alunos não tiveram acesso a nenhuma plataforma digital para acompanhamento das aulas síncronas (ao vivo), ou mesmo gravadas, desde o início da pandemia do coronavírus, a partir da segunda quinzena de março de 2020.

A família da dona de casa Antônia Gomes tem apenas um aparelho de telefone celular para dividir entre ela e os dois filhos (Foto: Honório Barbosa)

O Ceará tem aproximadamente 900 mil alunos matriculados na rede pública municipal de ensino, de acordo com dados do Censo Escolar de 2020. “As famílias de baixa renda têm dificuldades de acesso à internet e limitação de celulares smartphone para atender a necessidade de dois filhos ou mais no acesso ao ensino remoto”, reforçou Barreto.

Para o economista, Túlio Sarmento, “a pandemia do coronavírus e a crise econômica com inflação que vem se agravando impactaram a aprendizagem escolar dos alunos no semiárido”. Ele avalia que, na volta às aulas, “os docentes vão perceber a queda na aprendizagem, que vai ser visível”.

Na localidade de Fomento, na periferia de Iguatu, a dona de casa, Antônia Moura Gomes, desde o início das aulas remotas contou apenas com um celular para atender a necessidade de três filhos que cursam o ensino fundamental. “Foi um sufoco, mas ainda bem que os alunos estão começando a ir para a escola”, disse.

Marluce Torquato, pedagoga especializada em educação pública, ressaltou que “o déficit na aprendizagem é robusto e que só com o decorrer dos próximos anos será corrigida a defasagem resultante da permanência dos alunos em casa por causa da pandemia”.

O Ceará tem aproximadamente 900 mil alunos matriculados na rede pública municipal de ensino, de acordo com dados do Censo Escolar de 2020 (Foto: Honório Barbosa)

Retorno
Após vacinação completa de professores, servidores e de três semestres letivos de aulas remotas, as cidades do Interior já retornaram neste mês as atividades presenciais.

“Quase dois anos depois do início da pandemia, ainda há escolas, salas de aula, na rede municipal de ensino, que precisam ofertar melhores condições – adequações de salas, ventilação, instalação de lavatórios e oferta de água”, frisou o arquiteto e urbanista Paulo César Barreto.

“Os gestores ficaram adiando as ações, esperando a pandemia passar e tudo voltar ao normal ainda em 2020, mas a realidade mostra que é preciso saber conviver com esse vírus por mais tempo.”
Paulo César Barreto, arquiteto e urbanista

Marluce Torquato, frisou que as aulas presenciais retornaram na maioria dos municípios “de forma muito tranquila, no início deste mês, nas séries iniciais do ensino fundamental e vai avançar neste mês de outubro, permanecendo de forma hibrida, com rodízio entre os estudantes”.

Por Honório Barbosa

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Ceará Científico 2025 reúne mais de 600 estudantes e destaca pesquisa em meio à crise climática
Educação

Ceará Científico 2025 reúne mais de 600 estudantes e destaca pesquisa em meio à crise climática

4 de dezembro de 2025
Educação do Ceará ganha impulso com Carteira Nacional Docente e avanços da 3ª etapa do ITA
Educação

Educação do Ceará ganha impulso com Carteira Nacional Docente e avanços da 3ª etapa do ITA

3 de dezembro de 2025
UFCA abre seleção para 12 vagas de mestrado em Saúde da Família; confira edital
Educação

UFCA abre seleção para 12 vagas de mestrado em Saúde da Família; confira edital

2 de dezembro de 2025
UFCA publica edital para seleção do Mestrado em Administração
Educação

UFCA publica edital para seleção do Mestrado em Administração

30 de novembro de 2025
Próximos
OMS suspende testes com cloroquina e hidroxicloroquina contra a Covid-19

Pfizer inicia estudos de medicamento oral que pode prevenir Covid-19

Homem casado morre em motel com outra mulher

Homem casado morre em motel com outra mulher

‘Nada não está tão ruim que não possa piorar’, afirma Bolsonaro

'Nada não está tão ruim que não possa piorar', afirma Bolsonaro

Mais Lidas

  • Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

    Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

  • Polo automotivo do Ceará pode receber mais quatro marcas, diz Elmano de Freitas

  • Defesa pede cirurgia urgente e prisão domiciliar para Bolsonaro após piora no quadro de saúde

  • Telebras abre concurso com 930 vagas e salários de até R$ 11,6 mil

  • Ceará reúne concursos e seleções com inscrições abertas; salários chegam a quase R$ 10 mil

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat