Uma missão oficial formada por representantes do Consórcio Nordeste, ApexBrasil e Banco do Brasil iniciou nesta sexta-feira (23) uma agenda internacional estratégica no Oriente Médio com o objetivo de atrair investimentos para a região Nordeste do Brasil. A iniciativa, que segue até o próximo dia 30 de maio, contempla visitas às cidades de Riad (Arábia Saudita), Doha (Catar), além de Abu Dhabi e Dubai (Emirados Árabes Unidos).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Representando o estado do Ceará, a vice-governadora Jade Romero leva na bagagem projetos voltados para inovação, energias renováveis, infraestrutura e turismo, com a meta de captar recursos e ampliar parcerias para o desenvolvimento do estado.

“Estamos levando as potencialidades do Ceará para o mundo, fortalecendo o diálogo com investidores e mostrando que o Nordeste está pronto para receber grandes oportunidades. Nosso compromisso é gerar emprego, renda e inclusão social para o povo cearense”, destacou Jade Romero.
🌐 Internacionalização e inserção global
A missão marca um novo capítulo nas relações entre os estados nordestinos e os países árabes, integrando a estratégia de ampliação da presença internacional das economias do Nordeste, aumento das exportações e inserção de empresas regionais em cadeias produtivas globais.
“Queremos ampliar e fortalecer os laços institucionais e comerciais com os países árabes. O Nordeste é um território estratégico em localização, produção de energias renováveis e inovação”, afirmou Rafael Fonteles, presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí.
💼 Carteira de projetos e fundos de investimento
A delegação leva consigo uma carteira com 16 projetos estratégicos preparados em parceria com os governos estaduais. Os projetos são voltados aos setores de:
• Transição energética
• Infraestrutura e logística
• Segurança alimentar
• Infraestrutura hídrica e saneamento
• Turismo sustentável
Entre os destaques, estão iniciativas de modernização de portos e aeroportos, industrialização verde, geração de energia limpa, inovação tecnológica e expansão do saneamento básico.

Para viabilizar esses investimentos, o Consórcio Nordeste e o Banco do Brasil estão estruturando dois fundos de investimento voltados ao apoio de projetos privados e Parcerias Público-Privadas (PPPs). Os fundos contam com apoio do BNDES e do Banco do Nordeste (BNB) e fazem parte do Programa Brasil Nordeste de Transformação Ecológica.
🤝 Agenda nos países árabes
Em cada país visitado, será realizado o evento “Brazil Northeast Day”, com apresentações dos projetos e rodadas de negócios com empresários locais. A programação também inclui reuniões bilaterais e encontros técnicos para apresentação dos fundos estruturados e troca de experiências em inovação e desenvolvimento sustentável. A missão oficial conta ainda com o apoio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB).
Por Heloísa Mendelshon










