O Fascismo é fascinado por mentiras, não é por menos que a máquina de desinformação do Nazismo, encabeçada por Goebbels, era uma operação de guerra. Criando um mundo paralelo, termina-se por cair na armadilha que eles mesmos armaram, narrativa falsa montada em narrativa falsa, num determinado momento já é impossível separar o joio do trigo. Os inimigos naturais deles são exatamente a classe pensante, os intelectuais e os artistas, estes que não se submetem facilmente ao delírio coletivo que eles acabam por fabricar. Livros são queimados (e muitas vezes também seus autores), cientistas , filósofos e artistas perseguidos, presos, torturados e mortos. Utilizam um discurso de ódio, denunciando corrupção, desvios morais e inflamam o povo com um discurso patriótico, rememorando passagens heroicas dos livros de História e prometendo o Shangrilá se chegarem ao poder. Em terra de cegos quem tem um olho é inimigo.
Combatem violentamente seus inimigos naturais. Os cientistas são rechaçados: negam as vacinas, os chatos, se mirando no espelho, dizem que a terra é plana. Qualquer iniciativa em prol da Cultura é rechaçada veementemente. A verba deveria ter sido utilizada na construção de hospitais, de escolas e não em centros culturais! É uma safadeza financiar cinemas, shows e peças com dinheiro público! Como se a Cultura não fosse uma coluna mestra de um país! Quando viajam para a Europa ou para os Estados Unidos, babam ao visitar os Museus, ao ver os shows e os espetáculos na Broadway. Aquele sim é que é um país desenvolvido!
Ouvimos a eterna lenga-lenga quando se inaugurou o nosso Centro Cultural Sérvulo Esmeraldo, um projeto que deu uma nova cara ao Cariri e que nos enche de orgulho. O mesmo mi-mi-mi com a reforma dos nossos museus, patrimônio inequívoco da nossa cidade. A verba deveria ser utilizada na construção de escolas e postos de saúde! Se esse tivesse sido o destino, achariam outra destinação gloriosa para o investimento.
Impossível discutir com pessoas com uma concepção de mundo totalmente alheia à coletividade. Os terraplanistas, os negacionistas, os milenaristas, os fanáticos criaram um mundo paralelo. Como convencer os beatos de Pedra Bonita que Dom Sebastião não vai retornar? Como fazer compreender os seguidores de Jim Jones que a nave espacial não chegará? Ou que os ET´s não virão ajudar a derrubar o governo eleito no Brasil? Ou que queimar pneu não serve como oferenda para santo?
O mais preocupante é que, nos dias de hoje, com a globalização, com a inteligência artificial, a internet, o poder da desinformação tomou proporções inimagináveis. A máquina que foi pensada por Goebbels modernizou-se e se tornou incontrolável.
Por J. Flávio Vieira. Médico e escritor. Membro do Instituto Cultural do Cariri (ICC). Agraciado com a Medalha do Mérito Bárbara de Alencar
*Este texto é de inteira responsabilidade do autor, e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri