A Caixa Econômica Federal anunciou nesta segunda-feira, 27, que vai liberar contratação de crédito direto pelo celular, no valor entre R$ 300 e R$ 1 mil e parcelas em até 24 vezes.
Segundo o banco, o chamado Crédito Caixa Tem pode ser solicitado por cerca de 100 milhões de clientes.
A atualização cadastral e a solicitação do crédito, sujeito à aprovação, estarão disponíveis de forma escalonada aos clientes que já possuem contas digitais no Caixa Tem, com liberação conforme o mês de aniversário.
Para os nascidos em janeiro e fevereiro, a opção já está disponível a partir desta segunda-feira, 27. A abertura de conta no aplicativo Caixa Tem para novos usuários será possível a partir do dia 8 de novembro, também de forma escalonada considerando o mês de nascimento.
Conheça as linhas de crédito disponíveis
• Crédito Caixa Tem Pessoal – Empréstimo com destinação livre para o que o cliente necessitar, inclusive para utilizar em despesas pessoais, como pagamentos de dívidas.
• Crédito Caixa Tem para o Seu Negócio – Empréstimo para investimento produtivo orientado para despesas do seu negócio, como obter recurso para pagamento aos fornecedores, as contas de água, de luz, de internet, o aluguel, a compra de matérias-primas e/ou mercadorias para revenda, entre outras.
As duas linhas de crédito se diferenciam quanto à destinação dos recursos. Para ambas as linhas, o valor de contratação é de R$ 300 a R$ 1 mil, a taxa de juros é de 3,99% ao mês, com pagamento em até 24 vezes.
Saiba como contratar o Crédito Caixa Tem
1. O cliente deve atualizar gratuitamente o Caixa Tem nas lojas de aplicativos Google Play ou Apple Store.
2. Em seguida, acessar o Caixa Tem e selecionar “Atualize seu cadastro” no menu.
3. O passo a passo da atualização prevê a digitalização de documento de identidade e foto “selfie” do usuário.
4. O cliente terá a avaliação do seu cadastro concluída em até 10 dias.
5. Após a atualização do cadastro, a conta passa de Poupança Social Digital Caixa para Poupança Digital+.
6. Ao clicar na opção Crédito Caixa Tem, será apresentada a opção para solicitação de empréstimo, a simulação para que o cliente indique o valor e a quantidade de parcelas a serem pagas, com avaliação automática para verificação se o cliente possui limite a ser disponibilizado, conforme solicitado.
7. O empréstimo é creditado exclusivamente na Poupança Digital+ do cliente após a contratação.
8. As parcelas são debitadas mensalmente da mesma conta do cliente.
Observação: Informações sobre como contratar, realizar o pagamento ou mesmo quitar o empréstimo estão disponíveis no site caixa.gov.br/caixatem.
Calendário para pedir empréstimo digital no Crédito Caixa Tem
A solicitação dos empréstimos por meio do aplicativo será feita de forma escalonada, conforme o mês de nascimento dos clientes Caixa Tem.
Nesta segunda-feira (27), estará disponível a contratação para os nascidos em janeiro e fevereiro, seguindo até 27 de dezembro, com os nascidos em novembro e dezembro. Confira o calendário completo:
• Nascidos em janeiro e fevereiro – 27 de setembro de 2021 (segunda-feira)
• Nascidos em março e abril – 18 de outubro de 2021 (segunda-feira)
• Nascidos em maio e junho – 8 de novembro de 2021 (segunda-feira)
• Nascidos em julho e agosto – 29 de novembro de 2021 (segunda-feira)
• Nascidos em setembro e outubro – 13 de dezembro de 2021 (segunda-feira)
• Nascidos em novembro e dezembro – 27 de dezembro de 2021 (segunda-feira)
Como pedir Crédito Caixa Tem para quem não é cliente
A partir de 8 de novembro, novos clientes podem abrir sua conta no Caixa Tem e ter acesso aos serviços da conta Poupança Digital+.
A possibilidade de solicitação de crédito também será disponibilizada para novos usuários, ou seja, todos os brasileiros poderão ter sua conta digital na Caixa e solicitar o Crédito Caixa Tem.
Calendário do Crédito Caixa Tem para novos clientes
A oferta dos empréstimos para novos clientes segue calendário que se inicia em 8 de novembro. Confira:
Nascidos em janeiro, fevereiro, março abril, maio e junho – 8 de novembro de 2021 (segunda-feira)
Nascidos em julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro – 27 de dezembro de 2021 (segunda-feira)
Por que realizar a atualização cadastral no Caixa Tem
A atualização cadastral é necessária para prover as informações necessárias para a avaliação de risco de crédito do cliente, uma vez que a Poupança Social Digital foi aberta sem todos os dados para solicitação e avaliação do empréstimo, como exemplo a renda e endereço.
Além disso, a Lei nº. 14.075/2020 estabelece que a Conta Poupança Social Digital, criada com a finalidade de viabilizar o crédito de benefícios sociais, possa ser convertida em Conta Poupança Digital após o cliente realizar a complementação de seus dados cadastrais. Dessa forma, a conta passa a oportunizar a oferta de produtos e serviços bancários disponíveis em contas poupança tradicionais.
O que é o Caixa Tem e o que ele oferece
O Caixa Tem é uma plataforma bancária, que permite o recebimento e movimentação de recursos financeiros por meio de conta digital. A tecnologia é acessível para Pessoas com Deficiência (PcD) visual ou com dificuldade de compreensão e interpretação de textos.
As contas digitais são isentas de tarifa mensal de manutenção e oferecem serviços básicos gratuitos, tais como:
• Até dois saques por mês em terminal de autoatendimento e unidades lotéricas;
• Até três transferências por mês para contas de depósitos de outros bancos;
• Transferências ilimitadas para contas da Caixa;
• Emissão de até dois extratos por mês.
São produtos e serviços do Caixa Tem
• Empréstimos
• Pix e transferências
• Pagamentos no app e nas casas lotéricas
• Pagamentos em maquininhas com QR Code
• Cartão de débito virtual
• Recarga de celular
• Contratação de seguro
• Consulta a benefícios sociais
• Saldos e extratos
• Saques
Por Beatriz Cavalcante
Fonte: O Povo