Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Bolsa e dólar: quem ganha e perde com vitória de Joe Biden, segundo mercado

7 de novembro de 2020
Bolsa e dólar: quem ganha e perde com vitória de Joe Biden, segundo mercado

(Foto: Angela Weiss/AFP)

PUBLICIDADE

A vitória do candidato do partido democrata Joe Biden nas eleições para presidente dos Estados Unidos é positiva para as Bolsa em todo o mundo, incluindo no Brasil, dizem profissionais de mercado. No câmbio, predomina a expectativa de que o dólar devolva parte da valorização acumulada ao longo de 2020 ante a maioria das principais moedas globais, exceto no Brasil, onde problemas domésticos, como a dívida pública, devem manter o real pressionado.

Segundo especialistas, a vitória de Biden representa uma incerteza a menos no radar da economia, o que ajuda a reduzir a aversão a risco dos aplicadores. Isso estimula a busca por produtos de maior retorno, como ações, e diminui a procura por ativos considerados reservas de valor, como ouro e dólar.

“As eleições americanas têm sido uma fonte de estresse já há algum tempo. Com uma definição, os investidores podem começar a traçar cenários porque sabem ao menos a linha de políticas de quem vai comandar a maior economia do mundo nos próximos anos”, afirma o economista-chefe da Frente Corretora de Câmbio, Fabrizio Velloni.

Por que vitória de Biden favorece Bolsas?
A definição de Biden como novo presidente dos Estados Unidos é considerada um fator positivo para investimentos em ações por alguns motivos, segundo profissionais de mercado. Veja alguns.

• Pacote de estímulo: Com a definição do novo presidente, Democratas e Republicanos devem finalmente chegar a um acordo para a aprovação do pacote de estímulo do governo americano para enfrentar as perdas econômicas provocadas pela pandemia. A injeção de recursos, que pode ser da ordem de US$ 1 trilhão, vai ajudar a maior economia do planeta a ganhar força e a puxar o restante da atividade econômica mundial.

• Comércio global: Biden deve retomar a agenda de acordos comerciais assumindo uma postura menos conflituosa com parceiros históricos dos americanos, dizem profissionais de mercado. Essa política é vista como positiva pelos mercados porque pode estimular o comércio global e, consequentemente, a economia mundial.

• Equilíbrio de forças: A vitória de Joe Biden para comandar o poder executivo nos Estados Unidos pode não ocorrer da mesma forma no poder Legislativo, já que o partido Republicano ainda pode manter a maioria no Senado. Esse eventual equilíbrio de forças é considerado um fator positivo para os mercados porque temas mais sensíveis aos empresários podem ser barrados.

“Esse equilíbrio entre os dois partidos, Democrata e Republicano, elimina riscos especialmente de aumento demasiado de impostos, o que é visto como positivo pelo mercado, e as Bolsas americanas já estão refletindo esse otimismo também com performance positiva. Como de costume, o desempenho do mercado americano ecoa no brasileiro e devemos ver as ações no Brasil indo bem também.”
Jorge Junqueira, sócio e chefe da área de renda variável da Gauss Capital

Qual o impacto no câmbio?
A definição de quem vai comandar os Estados Unidos já tira do horizonte uma fonte de incerteza, dizem profissionais de mercado. Por si só, esse fator já pode reduzir a procura pelo dólar como aplicação e, por tabela, levar a uma desvalorização da moeda americana ante a maioria das demais divisas no mundo.

Além disso, Biden defende mais gastos do governo em políticas sociais, como na área da saúde, assim como a elevação de impostos, para cobrir as despesas extras, medidas que podem desestimular a busca pelo dólar.

“O mercado trabalha com o dólar perdendo um pouco de valor que acumulou este ano ante a cesta global de moedas” afirma o responsável de renda fixa e multimercados da BNP Paribas Asset Management, Gilberto Kfouri.

Dólar pode cair ante real?
Já no Brasil, o dólar pode seguir forte porque prevalecem dúvidas com relação a problemas internos. A maior preocupação dos investidores é com o tamanho e com o ritmo de crescimento da dívida pública.

Segundo profissionais de mercado, o receio de que o governo Bolsonaro tenha que elevar juros para seguir rolando o endividamento crescente reduz a entrada de investimentos externos na economia brasileira, limitando a oferta de dólares aqui no país.

Por isso, o espaço para uma desvalorização maior da moeda americana ante o real é uma incerteza entre gestores de recursos, mesmo após o dólar ter acumulado já mais de 40% de valorização este ano.

“O Brasil tem problemas específicos, como o fiscal, o político, além de taxa de juros muito baixa. Tudo isso cria um ambiente de real mais depreciado.”
Ronaldo Magalhães, sócio diretor do Modalmais

Pior cenário é indefinição
Todos os profissionais de mercado ouvidos pela reportagem alertaram que ainda há uma fonte de incerteza relacionada às eleições americanas: o risco de a disputa parar nos tribunais. A volatilidade nas Bolsa e no mercado de câmbio podem ganhar força se Donald Trump não aceitar a derrota e recorrer a medidas como pedidos de recontagem de votos ou mesmo questionamentos na Suprema Corte.

“Um cenário incerto, depois de um resultado muito apertado, tende a provocar volatilidade, ainda mais levando em conta que essa é uma disputa entre dois lados muito polarizados.”
Matheus Janoneli, analista da Nova Futura Investimentos

Fonte: UOL

Revista Cariri Recomenda

WhatsApp lança chat por voz, que é diferente da ligação em grupo; veja como funciona
Economia & Negócios

Criminosos usam dados de contribuintes para aplicar golpes em nome da Receita; saiba como se proteger

7 de dezembro de 2025
Cresce o número de idosos que vivem sozinhos no Ceará e já representam 41% dos lares unipessoais
Economia & Negócios

Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

6 de dezembro de 2025
Ceará registra salto de 28% na abertura de novas empresas entre janeiro e novembro de 2025
Economia & Negócios

Ceará registra salto de 28% na abertura de novas empresas entre janeiro e novembro de 2025

5 de dezembro de 2025
1,64 milhão de aposentados e pensionistas já foram ressarcidos após descontos indevidos no INSS
Economia & Negócios

Tesouro barra empréstimo de R$ 20 bilhões aos Correios após juros acima do limite

4 de dezembro de 2025
Próximos
Covid-19: Ceará chega a 278 mil casos; mortes estão em 9.395

Covid-19: Ceará chega a 278 mil casos; mortes estão em 9.395

Brasil silencia, enquanto líderes mundiais reconhecem vitória de Biden

Brasil silencia, enquanto líderes mundiais reconhecem vitória de Biden

Média móvel de óbitos por Covid-19 no Brasil tem queda pelo segundo dia seguido

Média móvel de óbitos por Covid-19 no Brasil tem queda pelo segundo dia seguido

Mais Lidas

  • Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

    Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

  • Seleção Brasileira conhece tabela da fase de grupos da Copa de 2026

  • Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

  • Ceará recebe 29 mil doses da vacina contra vírus sincicial respiratório (VSR)

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat