O Banco do Brasil, em parceria com a operadora de maquininhas Cielo, lançou nesta sexta-feira (11) o Pix por aproximação, uma nova modalidade que promete revolucionar a experiência de pagamentos no país. A inovação, que entra em fase piloto, permite que um grupo seleto de correntistas do Banco do Brasil realize pagamentos apenas aproximando o celular das maquininhas em estabelecimentos comerciais habilitados em Brasília (DF) e São Paulo (SP).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O lançamento antecipa o cronograma do Banco Central, que prevê a implementação da funcionalidade Pix por aproximação em todo o país a partir de fevereiro de 2025. Com isso, o Banco do Brasil se torna a primeira instituição financeira a oferecer essa tecnologia, destacando-se pela inovação no setor de meios de pagamento.
Pedro Bramont, diretor de soluções em meios de pagamento do Banco do Brasil, celebrou a novidade: “O pagamento por aproximação já é muito bem aceito no Brasil. Trazer essa funcionalidade para o Pix dá mais opções ao cliente e reforça nosso compromisso com a inovação. Nosso objetivo é sempre trazer ao mercado o que há de mais moderno, seguro e conveniente, seja para consumidores, empresas ou entidades públicas.”
Como funciona?
Para compras de até R$ 200, o processo é simples: o cliente confere o valor na maquininha, abre o aplicativo do Banco do Brasil, seleciona a opção “Pix por aproximação”, autentica-se com biometria ou senha e, em questão de segundos, finaliza o pagamento aproximando o celular da maquininha Cielo.
Para valores acima de R$ 200, além desses passos, será necessário digitar a senha transacional, como já ocorre no Pix tradicional.
O novo sistema também conta com mecanismos robustos de segurança e proteção antifraude, garantindo uma experiência ágil e segura para os usuários.
A previsão é que o Pix por aproximação seja disponibilizado para todos os clientes do Banco do Brasil a partir de novembro deste ano.
Por Bruno Rakowsky