Ampliar a presença do pífano no cenário brincante, educacional e artístico a partir da formação de novos pifeiros é o objetivo da oficina de construção de pífanos, uma realização da Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira. A oficina terá como facilitador o músico Jean Alex Alencar e vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de junho, das 14h às 17h, na Vila da Música, em Crato.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
• Facebook
• Twitter
• Instagram
• YouTube
• Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O pífano é um instrumento de sopro ancestral, de origem indígena, que se tornou parte da sonoridade da música nordestina. No Cariri, está presente, principalmente, nas bandas cabaçais e reisados. Nesse sentido, a atividade também tem como proposta promover a musicalização e a prática de construção de instrumentos de sopro a partir das pedagogias ancestrais, fortalecendo o vínculo dos participantes com o patrimônio cultural do Araripe.
A oficina é inclusiva, interativa e aberta a todos os públicos. Na ocasião, serão abordadas questões como cultura do Cariri, povos originários, música, memória, ancestralidade, noções básicas de prática musical e música cabaçal a partir de metodologias norteadas pela educação popular e arte educação.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio deste link, que também está disponível no link da bio do perfil da Vila da Música no Instagram: @viladamusicace.
Sobre Jean Alex Alencar
Pedagogo, músico, mestre em Educação e educador musical há 20 anos; participou como formador e idealizador de vários projetos na área, pesquisador, educador popular e arteducador.
Serviço:
Oficina de construção de pífanos
Data: 28, 29 e 30 de junho de 2023
Horário: 14h às 17h
Local: Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira (Av. José Horácio Pequeno, 1366 – Belmonte, Crato – CE)
Inscrições gratuitas: clique aqui