Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Vacina da Janssen contra a Covid-19: o que sabemos sobre ela

Entre os pontos positivos do imunizante que chegou ao Brasil, o fato de ele ser de dose única e aparentemente manter sua eficácia frente às variantes

8 de julho de 2021
Vacina da Janssen deve ser distribuída a todos os municípios do Ceará

(Foto: AP Photo/Mary Altaffer)

PUBLICIDADE

A vacina da Janssen contra a Covid-19 começou a ser utilizada no Brasil recentemente e já trouxe boas notícias. Além da vantagem de ser aplicada em dose única, dados preliminares indicam que ela pode ser eficaz em deter as variantes do coronavírus, inclusive a Delta.

Em abril de 2021, o estudo de fase três da fórmula, realizado com 19 630 pessoas, constatou uma eficácia global de 66,9%. Na época que os dados foram coletados, a variante Beta já circulava na África do Sul, um dos sítios da pesquisa.

Na amostra sul-africana, 94,5% dos 91 casos de Covid-19 entre os voluntários foram provocados pela Beta. Mesmo assim, a eficácia da vacina após 14 dias da administração foi de 52% e de 64% depois de 28 dias. Todos números acima da taxa de 50% exigida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O fabricante destaca ainda que a vacina manteve sua ação protetora durante a realização dos testes no Brasil, mesmo com a emergência da variante Gama (antiga P.1).

Vacina da Janssen e variantes Delta e Gama
Agora, a Janssen divulgou um estudo em pré-print (ainda não revisado por outros especialistas ou publicado em periódicos científicos) com mais resultados animadores da sua vacina contra as variantes.

A pesquisa testou as células de defesa de oito participantes dos estudos de fase três, oito meses depois de eles terem sido imunizados. Neste tipo de pesquisa, chamada de ensaio de neutralização, os anticorpos são extraídos de amostras do sangue e colocados para enfrentar os vírus em laboratório.

A produção de anticorpos nas amostras infectadas pela variante Alfa foi similar à registrada com o vírus original. Nos testes com as variantes Beta e a brasileira Gama a resposta foi menor, apesar de ainda ter acontecido – corroborando os achados da fase 3.

Já com a Delta, que chegou ao país recentemente, a queda foi mais discreta, um resultado considerado positivo pelos autores. O ensaio clínico, que testará a eficácia da dose contra a variante Delta em seres humanos, não em laboratório, está em andamento e deve ser divulgado até o final de 2021.

Mas se espera, com base nos dados preliminares, que o imunizante mantenha sua eficiência nessa situação. Outro estudo que reforça essa teoria foi divulgado pela Janssen via comunicado de imprensa.

Segundo o texto, a produção de anticorpos em ensaios neutralizantes oito meses depois da injeção é superior à notada no primeiro mês após a vacinação, inclusive contra as variantes Alfa, Beta, Gama e Delta.

“Dados atuais dos estudos, que ainda estão em andamento, mostram que a ação dos anticorpos neutralizantes não diminui, pelo contrário, observamos um aumento com o passar do tempo”, declarou à imprensa Mathai Mammen, diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Johnson & Johnson.

Como funciona a vacina da Janssen
Esse imunizante é feito com um vetor viral não replicante, mesma tecnologia da vacina AstraZeneca. Os experts modificam um adenovírus que normalmente causa resfriados em humanos, para que ele não consiga mais se multiplicar, e incluem nele um trecho do material genético do Sars-CoV-2.

Ao entrar em contato com as células, o vetor viral apresenta esse pedacinho do coronavírus para o sistema imune, que monta uma resposta específica para ele.

Diferente das vacinas aprovadas, essa tem a vantagem de conferir a imunização com uma picada apenas. E, como mostram os dados até agora, a tendência é que ela continue sendo utilizada em dose única. “Neste momento, não há orientação de reforço”, comenta a infectologista Karen Morejon, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Outro fator positivo, especialmente para o Brasil, é que ela pode ser armazenada em refrigerador comum, entre 2 ºC e 8 ºC. “Isso facilita a distribuição a regiões remotas e pessoas em maior vulnerabilidade, que apresentam dificuldade de acesso às unidades de saúde”, explica Karen.

Os efeitos colaterais são mínimos e apenas uma parte dos imunizados terá reações, sendo as mais comuns dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção. Em casos mais raros, é possível ocorrer cansaço, dor de cabeça, febre, náusea e calafrios. “Esses efeitos, que ocorrem na primeira semana após a aplicação, costumam ser leves e autolimitados”, finaliza a infectologista.

Fonte: Saúde é Vital!

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Datafolha: Maioria acha Bolsonaro desonesto, falso, incompetente, despreparado, indeciso, autoritário e pouco inteligente

Datafolha: Maioria acha Bolsonaro desonesto, falso, incompetente, despreparado, indeciso, autoritário e pouco inteligente

Veja passo a passo para grupos prioritários realizarem cadastro de vacinação contra Covid-19 no Ceará

Crato é a cidade do Cariri com a vacinação mais avançada e está acima da média nacional de vacinados com pelo menos uma dose

Mãe dá à luz trigêmeos prematuros no interior do Ceará

Mãe dá à luz trigêmeos prematuros no interior do Ceará

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • MP Militar pede ao STM perda de posto e patente de Bolsonaro e ex-comandantes das Forças Armadas

  • Anvisa aprova uso da semaglutida para reduzir risco de infarto e AVC em adultos

  • Baliza deixa de ser exigida na prova prática da CNH no Ceará

  • Elmano de Freitas entrega prêmio da Segurança Pública e novas viaturas blindadas à Polícia Militar

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat