Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Covid-19: CE tem a menor taxa de transmissão do Nordeste

Estudo divulgado pelo Comitê Científico do Nordeste aponta que o número de reprodução (RT) da doença no Estado é de 0,13, ou seja, um infectado transmite o novo coronavírus para menos de uma pessoa

19 de setembro de 2020
Covid-19: CE tem a menor taxa de transmissão do Nordeste

Governo do Estado realiza ainda mais testes com a nova sede da Fiocruz no Ceará (Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará)

PUBLICIDADE

Com a desaceleração de diagnósticos positivos e mortes por Covid-19 no Ceará, os indicadores que aferem a intensidade da pandemia também estão recuando. Atualmente, segundo estudo publicado pelo Comitê Científico do Nordeste ontem (18), o número de reprodução (RT) do novo coronavírus SARS-CoV-2 no Estado marca 0,13, o menor índice do Nordeste. Na prática, o dado revela que cada infectado passa a doença para menos de uma pessoa e “indica decrescimento de casos ativos”.

Em situação similar a do Ceará estão Maranhão (0,63); Paraíba (entre 0,65 e 0,90); Pernambuco (0,70); Alagoas (entre 0,70 e 0,90); Sergipe (entre 0,70 e 1,00); Piauí (entre 0,75 e 0,875) e Bahia (entre 0,79 e 0,97). Apenas o Rio Grande Norte possui RT igual a 1,0, segundo o levantamento.

Até o dia 12 setembro, quando os dados analisados foram tabulados, o Ceará apresentou “baixo isolamento social”, uma vez que o Plano de Retomada das Atividades Econômicas locais está na 4ª fase em todos os 184 municípios. Ainda assim, o estudo revela que a situação epidemiológica é de baixo número de óbitos. “Observou-se que a abertura foi gradual e controlada, e que existe um baixo risco na evolução da epidemia nas próximas semanas”, projeta o Comitê.

Pico
Durante o mês de maio, quando ocorreu o pico da pandemia no Ceará, a taxa de transmissão da Covid-19 chegou a 2,0 no Estado e 2,02 em Fortaleza, de acordo com a plataforma IntegraSUS da Secretaria da Saúde (Sesa). O RT atual também é inferior ao registrado após a confirmação dos primeiros casos, em março. Naquele mês, início da reclusão domiciliar determinada por decreto, o índice era de 1,78.

A reportagem do Diário do Nordeste procurou o Comitê Científico do Nordeste e a Sesa para repercutir o panorama da Covid-19 descrito no estudo, mas não teve retorno. Já a infectologista do Hospital São José, Melissa Medeiros, explica que a queda no índice de reprodução da doença tem a ver com o cumprimento do protocolo de segurança individual, como o uso de máscara e a higienização das mãos, que viraram rotina. Porém, o distanciamento social, a médica avalia, que não está sendo obedecido.

Ao mesmo tempo, ela acredita que “boa parte da população” já teve a Covid-19, o que pode ter contribuído para o decréscimo. “No auge da pandemia, a gente tinha uma grande transmissão porque havia poucas pessoas doentes que foram transmitindo para a maioria das pessoas suscetíveis. A taxa de transmissão baixa mostra justamente que talvez a gente esteja esgotando a nossa população suscetível mais exposta”, pondera.

À medida em que o indicador diminui, as unidades hospitalares passam a acolher ambulatorialmente menos pacientes, afirma a infectologista. “Nas últimas semanas, os pacientes que temos recebido tanto no (setor) público quanto no privado são oriundos do interior. Então, a gente já não vê mais um número de atendimentos como nos meses anteriores na rede de Fortaleza, tanto que o (Hospital) Leonardo da Vinci já está em processo de esvaziamento”, ressalta.

Internações
Os dados do IntegraSUS ilustram a afirmação da médica. De acordo com o boletim, a taxa de ocupação nas enfermarias dos hospitais cearenses é de 32,22%, enquanto no pico da doença, a média de internações era de 73,47%. Este cenário se repete nos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Se, agora, 54,2% das acomodações estão com pacientes, há quatro meses o número alcançava 85,75%.

Até o momento, 232.950 cearenses já foram diagnosticados com o SARS-CoV-2. Deste número, 206.192 estão recuperados e outros 8.795 não resistiram às complicações da doença. Nas últimas 24 horas, três óbitos foram confirmados. A taxa de letalidade anota 3,8. Do início da pandemia até agora, 715.712 exames laboratoriais foram realizados.

Um total de 88.443 casos ainda estão em investigação pela Sesa. Fortaleza segue sendo a cidade com maior concentração viral no Estado, com 48.329 casos. Juazeiro do Norte (14.888), Sobral (11.561), Maracanaú (6.595) e Crato (6.130) aparecem na sequência.

O estudo do Comitê Científico do Nordeste acrescenta ainda que o número de casos evolui em menor taxa e há uma tendência de decaimento de óbitos diários para as próximas semanas.

“A redução do número de contaminados e, principalmente, de óbitos, provavelmente é consequência do que a classe médica e hospitais aprenderam com o avanço da pandemia em termos de medidas preventivas, tratamentos hospitalares e disponibilidade de leitos em UTIs”, consideram os membros do Comitê.

Ainda segundo o estudo, as autoridades sanitárias devem se manter atentas aos protocolos de reabertura das atividades presenciais, que deve ser “progressiva e escalonada”. Entre as recomendações, estão a capacidade de identificar, isolar e testar (preferencialmente com RT-PCR) qualquer membro da comunidade escolar que apresentar os sintomas da Covid-19, além da verificação da temperatura dos alunos, distanciamento e higiene das mãos.

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Cristãos fascistas, milicianos, Judeus e muito mais – Por Sandro Leonel

Cristãos fascistas, milicianos, Judeus e muito mais - Por Sandro Leonel

Policial militar agride mulher e é ferido com tiro durante luta corporal, em Juazeiro do Norte

Policial militar agride mulher e é ferido com tiro durante luta corporal, em Juazeiro do Norte

Ceará ultrapassa 233 mil casos de infectados pela Covid-19; o número de recuperados é superior a 206 mil

Ceará ultrapassa 233 mil casos de infectados pela Covid-19; o número de recuperados é superior a 206 mil

Mais Lidas

  • Professores destacam os cinco erros mais comuns na redação do Enem e como evitá-los

    Ceará reúne concursos e seleções com inscrições abertas e salários que chegam a R$ 16 mil

  • Caixa encerra hoje inscrições de concurso com 184 vagas; veja como participar

  • Fortaleza e Ceará são rebaixados à Série B após derrotas na última rodada do Brasileirão

  • Mudanças na CNH incluem fim das aulas obrigatórias em autoescolas e renovação automática para bons condutores

  • ‘O Agente Secreto’ e Wagner Moura são indicados ao Globo de Ouro

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat