Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Pela hora da morte – Por J. Flávio Vieira

Colunista escreve semanalmente no Revista Cariri

19 de fevereiro de 2021
Pela hora da morte – Por J. Flávio Vieira

(Foto: Shutterstock)

PUBLICIDADE

— Triiiiimmmmm!

A sineta do portão alarmou com insistência. Uma, duas vezes. Frederico deitado diagonalmente numa fianga , na sala, não teve pressa. Barriga cheia, havia há pouco degustado uma passarinha acebolada e desmaiara o corpo, na rede, curtindo o banzo. O soar estridente da campainha, por outro lado, não lhe trouxe presságios adicionais. Era um sonido a mais e não lhe bateu na alma como se fora a sineta da escola interrompendo o recreio. Levantou-se com alguma dificuldade, tentando desentalar-se do fundo da rede que quase roçava o chão. Abriu a porta que rangeu, como uma cancela velha na estrada do sítio. Do outro lado, deu com um sujeitinho franzino, arrumadinho, olhos vivos, pasta debaixo do sovaco e um sorriso a meio pau. Na lapela, um crachá , onde estava escrito, em letras arqueadas: “Funerária Catacumba de Ouro “ e um pequeno slogan logo abaixo: “Providenciamos até o choro!” . No rodapé do crachá lia-se o nome em negrito do funcionário: Ernestino Braga.

Enquanto Frederico tentava entender as razões da inusitada visita, Braga, fazendo-se de íntimo, pediu autorização para entrar. Queria ter uma rápida conversa com o morador. Frederico, não escondendo algum contragosto, acedeu. O funcionário de “A Catacumba”, então, abancou-se na sala da frente, abriu a pasta, de lá sacou alguns folhetos e, com língua de camurça, abriu o verbo. Começou elogiando Frederico, perguntando seu nome. Depois, tentou adivinhar a idade do rapaz, claro, descontando ao menos uns quinze anos.

— Seu Frederico, a gente vê logo que o senhor está bem de vida e de saúde. Deve ter, se mal me engano, uns 45 anos! Acertei?

Frederico, então, informou que ele errara, já se tornara um “sexy”, arcando com seus sessenta e cinco. Foi aí que o vendedor pegou a estrada principal da conversa. Sabia que ele estava bem, mas que tinha familiares, não é mesmo? Frederico falou da ex esposa e dos três filhos que já não moravam com ele. Tinha ainda uma mãe, velhinha, beirando os noventa. O pai residia já nos álbuns de retratos.

— Pois é, seu Frederico. Por isso mesmo é que estou aqui. Sei que todos estão bem, sadios e felizes, mas ninguém sabe o dia de amanhã! O futuro a Deus pertence! Venho oferecer ao senhor, que sei que é um homem prevenido, um Plano Funerário. Torço, de coração, para que o senhor e os seus nunca venham utilizar. Mas, é sempre bom ter esse trunfo no bolso nas próximas jogadas do jogo da vida.

Como Frederico, mesmo calado, tivesse demonstrado algum interesse, perceptível no brilho do olhar, Ernestino debulhou os Planos oferecidos. Poderiam ser usados por até dez pessoas arroladas por ele. O pagamento, em prestações mensais, deviam se estender por toda vida do contratante.

— São três Planos, seu Frederico! O Plano “A Caminho do Céu”, oferece um caixão de boa qualidade, mas mais simples, assistência funerária na casa do defunto, uma coroa de flores. O Plano “Conversando com Pedroca”, acrescentará caixão vip, com assistência integral no Centro de Velório do Catacumba, missa de corpo presente e castiçais com velas flamejantes. E, finalmente, o nosso Plano Master, “Nos bracinhos de Jesus”, com todos os ingredientes oferecidos nos anteriores, aumentando-se uma urna mais chique, Missa Cantada no Centro de Velório, decoração com flores, acompanhamento musical com violinos, um orador para fazer um discurso de elogios ao falecido e , ainda, cinco carpideiras contratadas, com choro convulsivante, para o dia do sepultamento.

Por último, Ernestino puxou a tabela de preços que, segundo ele, estava em promoção. “Apesar de terem aumentado muito os preços pelo aumento da demanda nessa pandemia, seu Frederico!” . Ernestino descobriu que morrer estava pela hora da morte. Perguntou sobre a facilidade nos pagamentos. Kadecista que era, e Ernestino também (no meio da conversa ele assim se declarara), quis saber se a conta não poderia extrapolar para outras encarnações. Braga, no entanto, desconversou:

— Tem que ser tudo acertado nessa mesma, seu Frederico. Nas outras não dá certo, não! O senhor pode voltar como um pé rapado ou um velhaco desgraçado e aí , como vamos receber a conta? Além de tudo, o senhor já vai precisar de outro serviço quando morrer de novo, aí vai acumular. E não tem nem como, em caso de inadimplência, a gente pegar a mercadoria de volta. Por outro lado, se o senhor for um Espírito de Luz e não mais retornar a este mundo de expiação, como diabos a “Catacumba de Ouro” vai poder fazer a cobrança?

— E aí? Como é? Plano A, B ou C? Posso tirar a nota?

Por J. Flávio Vieira, médico e escritor

*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri

Revista Cariri Recomenda

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

6 de dezembro de 2025
Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço

22 de novembro de 2025
Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas
Colunistas

Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas

20 de novembro de 2025
Ceará é o 2º estado do Nordeste com mais inscrições confirmadas no Enem 2025
Colunistas

Segundo dia do Enem: Presença, Foco e Futuro – Por Mirta Lourenço

15 de novembro de 2025
Próximos
62 cidades do Ceará contabilizam chuvas no intervalo de 24 horas; Missão Velha registra 109 mm

62 cidades do Ceará contabilizam chuvas no intervalo de 24 horas; Missão Velha registra 109 mm

“É muita emoção”: Técnica de enfermagem recebe primeira vacina contra Covid-19 no Ceará e comemora

Ceará receberá novo lote de vacinas contra a Covid-19 em oito dias, anuncia Camilo

Sara Winter, militante do movimento bolsonarista armado ‘300 do Brasil’, é presa pela PF em Brasília

"Nunca mais vão me ver gritando 'mito'", diz Sara Winter sobre Bolsonaro

Mais Lidas

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

    Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

  • Seleção Brasileira conhece tabela da fase de grupos da Copa de 2026

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat